terça-feira, 5 de março de 2013

O Silêncio das Inocente - Dia Internacional da Mulher

Professor Valdeni Cruz

Mais um dia mágico na sala de aula.



Alunos do 9º ano/ Imag. Valdeni Cruz
Isso correu hoje na sala dos alunos do 8º e 9º do Ensino Fundamental pela manhã da Escola Vicente Feijó.  Vimos um vídeo que tem como título, O SILÊNCIO DAS INOCENTES. 

O vídeo retrata a realidade das mulheres que sofrem os mais diversos tipos de violência. Violência psicológica, sexual, doméstica. São mulheres de todas as classes sociais e idades que vivem esta dura e covarde realidade por este Brasil a fora. 

Professor Valdeni Cruz
Professor Valdeni Cruz
No 9º ano foi mais forte a reação, devido a idade e o entendimento dos alunos sobre o assunto. Muitos deles relataram que já presenciaram violência em casa ou perto de suas casas. Portanto, eles retrataram de forma mais consciente os depoimentos que viram no vídeo. Depoimentos de mulheres que sofreram cárcere privado, foram queimadas com gasolina, foram estupradas, sofreram tortura, violência sexual ou foram a abandonadas entre outras pontos semelhantes e outras que foram até mortas por seus parceiros. O vídeo também relata a criação da Lei Maria da Penha e seus resultados positivos para a sociedade brasileira. Trata-se de uma lei específica para as mulheres. Durante o vídeo, os alunos iam fazendo anotações e no final abrimos uma discussão em sala para ouvir os alunos falarem o que pensavam a respeito.
A tarde ainda trabalhei os vídeos com alunos do Ensino Médio, na Escola Etelvina. Em todas as salas há sempre uma reação de espanto. Portanto, um vídeo que mexe com a mente deles e desperta neles um pensamento crítico sobre o tema. 

Aulas em homenagem ao dia Internacional da Mulher.



Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...