terça-feira, 16 de abril de 2013

MERENDA ESCOLAR EM PENTECOSTE, COMO VAI?

Professor Valdeni Cruz


Sou do Conselho de Alimentação Escolar do município de Pentecoste. Tenho por obrigação de vez por outra analisar os fatos.

Nesta segunda, 16 de abril, estava quase saindo da Escola que eu trabalho, Vicente Feijó de Melo, quando chegou os rapazes para fazer a entrega de frangos, mamões e verdura (cheiro verde). Eu, na curiosidade, fui procurar saber o que era e a quantidade. A Ana dias que, recebeu a encomenda, me passou a informação. 11 kg de frango, 15 kg de mamões e 5 kg de verduras, como já disse, cebola de palha e coentro. 

Conversando com a Ana, perguntei: Ana de que forma estes frangos são utilizados na merenda? Ela, de pronto, me disse: Valdeni, estes 11 kg de frango só dá para a merenda de um dia, ou seja, para a merenda da manhã e da tarde. E só dá pra fazer sopa, pois se resolvêssemos cortar em pedaços e dar para as crianças comer com arroz ou com baião de dois, não daria um pedaço pra cada um.

Pergunta: estamos tendo uma merenda de qualidade e em quantidade? Que merenda é esta de qualidade em que só se pode fazer sopa com os frangos poque do contrários não dá pra comer frango? Outra coisa: cadê as verduras que estavam na licitação que não aparece na escola? 

Outra coisa que precisa ser dita: O leite que vai pra escolas é um leite de péssima qualidade. As merendeiras colocam varias pacotes de leite para poder fazer o leite e o que no fim vira uma coisa que ninguém sabe o que é. Alguém deve perguntar: e conselho não faz nada: Não podemos fazer milagre, nem tomamos contras dos recursos para fazer a compra da merenda. Essas mesmas perguntas tetamos fazer o tempo todo mas não obtemos respostas. Temos fazer nossa parte que é nos reunir para tentar melhorar a situação, mas pouca coisa ou quase nada tem mudado.

O que estou dizendo é o que acontece. Qualquer dúvida, dirija-se até a Secretaria de Educação e pergunte sobre a merenda escolar. Lá tem uma pessoa responsável que é Dona Lunguinha. Ela lhe dará  informações sobre a quantidade e o que vai para as escolas. Isso nos ajuda como conselho a confirmar o que estamos dizendo aqui.

As vezes as pessoas dizem que a merenda não é boa e nem pode ser. É um milagre as merendeiras conseguirem fazer uma sopa que possa ser comida pelos alunos. Todo mundo sabe que pra comida ficar boa tem que ter o tempero, a mistura para que isso aconteça. As verduras, que é o tomate, a cebola de cabeça, a cenoura é que da gosto a comida e, se tratando de sopa, ai que precisa mesmo de verduras. Mas, como já disse, houve um processo de licitação e nesta licitação constava a compra de verduras. O que houve que essas verduras não foram compradas? Infelizmente não sabemos.

Fica aqui o meu protesto em nome de todos os alunos que são os maiores beneficiados.

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...