terça-feira, 16 de abril de 2013

I ENCONTRO DO ENSINO RELIGIOSO 2013

Professor Valdeni Cruz 


Professores de Religião da rede municipal de ensino, estiveram reunidos no dia de hoje na Escola Vicente Feijó de Melo para o I Encontro do Ensino Religioso  de 2013.
Neste encontro foram discutidos questões sociais no que dizem respeito a família, indisciplina, moral e o que ensinar nas aulas de religião...Num momento de muito diálogo os professores foram colocando suas aflições sobre a realidade em que vivem. No meio destes questionamentos a pergunta era: como ministrar aulas de religião que ajudem esses nossos jovens a se tornarem pessoas de bem? No que as aulas de religião pode contribuir para que venhamos a mudar estas realidades tão difíceis que a sociedade enfrenta. Para isso, os professores se reuniram em equipes e elaboram modelos de planos de aulas que fossem de encontro as realidade enfrentadas por cada professor em cada comunidade em que ele trabalha.
O Encontro foi divido em dois turnos: manha e tarde. Na parte da manhã contou mais ou menso com 30 professores. Encerrando-se com um almoço. 
Dentre tantas colocações, pode-se dizer que o professor é aquele que pode prevenir a sociedade de tantos males e problemas sociais.
Viu-se que o problema maior está na família. Esta está cada vez mais desestruturada e cercada de desafios. Como o núcleo familiar não consegue lidar com estes desafios, eles vem todos pra dentro das escolas e, estes, por suas vez, nas mãos do professores. É uma tarefa árdua, mas é esta realidade que temos no nosso dia-a-dia. Se estamos como esta realidade, a pergunta é: o que fazer? É ai que entra os desafios de todos nós educadores, seja de que área for. Eles estão conosco e nós não podemos dizer que não podemos fazer nada, pois se fizermos isso, estaremos lançando-os a própria sorte.
É preciso criar mecanismos que nos oriente corretamente de como lidar com estas realidade tão duras e complicadas e propor soluções que melhorem esta realidade. Lembrando: É UMA OBRIGAÇÃO DE TODOS.

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...