quinta-feira, 18 de abril de 2013

Um caso de amor sem fim


Professor Valdeni Cruz


Oh, minha paixão primeira e eterna!
Hoje quero me encontrar contigo.
Quero te conhecer de verdade.


Imagem do Google
Estou decidido a viver intensamente uma história de amor contigo. Antes te via sem te dar muita importância, mas hoje me bateu aquela vontade e aquele desejo de apostar tudo em ti. Pensando durante horas, vi que não ia chegar muito longe sem a sua companhia. Percebi que meu futuro seria bem difícil sem estar diretamente envolvido contigo.
Quero viver tudo como nunca vivi antes. Como se não soubesses nada até esta presente data. Quero ler e imprimir este momento marcante no centro de minha alma.
Estou falando de você ó amiga leitura e, que a partir deste momento estou completamente jogado ao seu domínio, a sua força e ao seu querer.
Com você quero descobrir quem sou, quero descobrir o mundo, viajar pelos ares, pelos mares, pelos campos e recantos... Quero voltar ao passado, bem no inicio. Quero vasculhar o tempo, andar a cavalo no vento, compreender a história, a humanidade, a diversidade, e até confins da cidade.
Quero saber sobre Deus, sobre o diabo, os anjos, os bichos, os nichos, o lixo e o carrapicho... Quero ler à vida, à morte, à sorte, caminhando do sul ao norte, do leste ao oeste, quem sabe até faroeste só por causa de ti.
Oh, minha amada leitura! Sinto-me apaixonado por ti. Sinto que você me pegou. Sinto-me totalmente dependente de ti para ser tudo sou. Uma vez que te conheci, não sou mais o mesmo. Descobri que posso ser príncipe, rei, nobre, pobre... Posso ser tudo e nada. Descobri o que é o céu, o fel, o mel; descobri quem eu sou.
Descobri todas esta verdades porque você me ensinou. Despiu-me e me vestiu, me abriu os olhos que eram obscuros. Livrou-me do castigo da ignorância restituiu-me a dignidade perdida.
Quanto mais me envolvo contigo, mas sinto vontade de ir a fundo. Cada letra, cada frase, cada livro, cada palavra me deixa fascinado. Sinto que estou contaminado de um amor imortal.
Desde que te conheci de verdade, sinto necessidade de me jogar mais e mais e em  teus ares descansar. Posso dizer que nesse caso estou contaminado de uma doença sem cura.
Por causa de você passei a entender o mundo, a me encantar, odiar e, vez por outra me zangar... Antes, tudo me era indiferente, nada me fazia pensar, analisar, contemplar, me emocionar... Via o mundo de forma embaçada, deturpada...
Depois que me envolvi contigo o mundo ficou maior e menor ao mesmo tempo. Maior porque o meu mundo cresceu, ou seja, o conhecimento que você me proporcionou, aumentou, alargou este mundo meu. Menor porque vejo o mundo de forma ampla, o que me era impossível quando estava longe de ti. Tenho a impressão de que sou mais gente, que minha mente também se desenvolveu.
Na verdade sou mais gente. Descobri que posso opinar, criticar, intervir, julgar... A leitura é como uma arma poderosa que ao ser usada pode ter a força de um míssil. Ela dissipa o medo cala o cretino, destrói poderes... Dá o poder de fazer acontecer....
Posso afirmar que você é a melhor coisa que eu já descobri na minha vida. Sem você esta seria incompleta.
O que vivemos juntos não pode ser apagado. Nem o tempo pode apagar este nosso caso de amor. Somente a morte é que pode nos separa. Quem poderá roubar você de mim? Mesmo que você seja um tesouro inigualável, ninguém pode nos roubar um do outro.
Você, minha amabilíssima leitura, tem me ajudado a quebrar as correntes, arrombar cadeias e prisões, sejam elas quais forem. Além disso, você tem tornado pessoas livres, tem iniciado e encerrado guerras, tem provocado o ódio e a paz, tem feito morrer e nascer, tem sido justa e injusta, mas tem sido a porta e a saída daqueles que por seu intermédio puderam conhecer e experimentar as asas da liberdade.
Finalmente, leitura é conhecimento, é vida. Quem encontra e se apropria dela, sabe o poder que ela tem. Se você descobrir seu valor, saberá o que dela fazer. Utilize-se o quanto puder. Quanto mais nos utilizamos dela, mais lapidados seremos e mais fascinados ficaremos...

Um comentário:

Estudante disse...

Texto sobre as causas pelas quais o nosso povo não conhece a leitura:

O povo brasileiro não gosta de livros?

http://www.anovademocracia.com.br/no-63/2734-o-povo-brasileiro-nao-qgostaq-de-livros

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...