domingo, 9 de junho de 2013

PAPA FRANCISCO E SUA VISÃO PASTORAL SOBRE A POLÍTICA

"A política está suja porque os cristãos não se meteram nela com espírito evangélico", afirma Papa Francisco


Em conferência realizada na Itália, o Papa Francisco declarou, em resposta a questionamento de um jesuíta, que "Envolver-se na política é uma obrigação para um cristão". Continuou: "Nós, os cristãos, não podemos fazer de Pilatos e lavar as mãos, não podemos", sendo aplaudido pela plateia de fieis.
Papa Francisco. Imagem: Divulgação/Gospel Mais

Justificou: "Temos de nos meter na política, porque a política é uma das formas mais altas de caridade porque busca o bem comum". Sugeriu, justificando: "Os leigos cristãos devem trabalhar na política. A política está muito suja, mas eu pergunto: Por quê? Porque os cristãos não se meteram nela com o espírito evangélico. É a pergunta que eu faço. É fácil dizer que a culpa é dos outros. Mas eu, o que faço? 
É um dever dos cristãos, trabalhar para o bem comum é um dever dos cristãos".

O Papa respondeu, também, a perguntas de crianças sobre o seu passado, seu relacionamento com amigos de infância, as razões de sua renúncia a "riquezas e luxos", sobre se quis ser nomeado para ser Papa, entre outros.

O que você pensa desta declaração? É errôneo imiscuir religiosidade e política, pois isto afeta o Estado Laico e pode dar ensejo a discriminações a outras religiões ou isto é necessário e pode ser bem visto e aprovável?

 É aprovável, inclusive por não-religiosos, a mescla de religiosidade e política, tendo em vista um possível apreço, por parte dos cristãos, por valores ou isto se trata de uma deformação da realidade?

Opine e contribua para o diálogo democrático.

Lígia Ferreira é analista de sócio-mecanismos.

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...