quarta-feira, 31 de julho de 2013

IMPLANTAÇÃO DE 1/3 DE PLANEJAMENTO PARA OS PROFESSORES DE PENTECOSTE - CE


 Lhes trago boas novas.



Primeiro gostaria de lhes fazer uma pergunta: Vocês colegas professores se sentem sobrecarregados de trabalhos nas escolas onde vocês trabalham? Creio que sim. Gostariam de um tempo disponível para planejar suas aulas e assim poderem dar uma aula mais produtiva aos seus alunos? Também creio que sim. Muito bem. Como todos sabem, a Lei do piso garante 1/3 de horas aulas de sua carga horária para isso. É do conhecimento de todos que o Estado do Ceará já implantou desde o início do ano. Aqui em Pentecoste, desde o ano passado nós tentávamos implantar por meio do diálogo com a Gestão anterior, o que não obtivemos êxito. Agora na nova Gestão, desde o início do ano estamos tentando conseguir este direito.

Enfim, a Senhora Prefeita decidiu implantar este 1/3 para planejamento. Durante esta semana, sindicato, juntamente com Lila e Secretária de Educação, estamos fazendo um levantamento de pessoal que fazem parte da rede de ensino para ver a demanda de profissionais que estão em sala de aula e também dos que estão fora de aula  que possam vir a suprir as aulas que ficarão descobertas com a implantação das horas de planejamento de cada professor.

Após darmos início a este processo, pasmem os Senhores e Senhoras. Com a implantação de um terço, em muitas escolas os professores que lá estão, ora realizando atividades complementares, ora na biblioteca, ora fazendo coisa alguma, serão suficientes para suprir toda a demanda e ainda sobrará tempo vago para alguns deles. Agora por quê? Ora, em algumas escolas, o números de pessoas que estão nos espaços da mesma sem estarem em sala de aula e assustador. Isso nos leva a crer que o número de contratados aqui em Pentecoste é alto devido ao grande número de professores efetivos que não estão exercendo sua função onde deveriam que é a sala de aula. Isso significa dizer que esta situação é um problema até para a realização do concurso.

Com a implantação de 1/3, muitos desses professores serão realocados para assumir a demanda que irá surgir a partir do momento em que cada professor estiver nas suas aulas de planejamento.

Outro ponto importante, é que a partir de agora os alunos terão 20 horas aulas semanais, quando na realidade eles só tinham 18 horas, já que todas as sextas-feiras os alunos iam embora no segundo horário.

Esta mudança deve-se a efetivação das aulas de Educação Física que agora serão ministradas em cada sala de aula como as outras disciplinas, o que não acontece até então. Isso acontecerá em todas as salas de 6º ao 9º ano. Mas também haverá atividades de educação física com os alunos do 1º ao 5º ano. Isso também está sendo pensado.

Gostaríamos de dizer que vai ser um ganho muito importante para todos os professores que sempre quiseram um tempo para preparar suas atividades. Lembrando que este tempo de planejamento é para que os professores planejem. Portanto, não se pode usar este tempo para fazer isso ou aquilo; resolver este ou aquele problema pessoal. É para estudo e preparação de atividades pedagógicas que visem, acima de tudo, a melhoria na aprendizagem dos educandos.

Ficamos surpresos, claro, com o total de professores que não querem assumir sua sala de aula. Alguns realmente estão amparados por um laudo médico que garantem que estes profissionais não podem assumir uma sala de aula. Porém, muitos não tem nenhum laude que comprovem a impossibilidade do mesmo de exercer sua profissão.

A lei que trata da educação, diz que somente os professores que estão em sala de aula deverão receber pelos 60% do Fundeb. Desse modo, torna-se injusto saber que alguém que trabalha todo dia com 20, 30 alunos receba o mesmo que outro que puco faz ou que pouco contribui para o bom andamento da educação. Portanto, é necessário que todos revejam suas posições, cumpram seus deveres e assim lutem por seus direitos.

Como bem sabemos a constituição nos garante vários direitos, mas em contrapartida, também exige que cumpramos nossos deveres.
Estamos na luta para nossos direitos sejam cumpridos.

Professor Valdeni Cruz

Diretor Sindical

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...