sexta-feira, 22 de novembro de 2013

O Pontífice destacou que a comunidade deve se reunir, em primeiro lugar, para adorar a Deus.

Da Redação, com Rádio Vaticano
Em homilia, Papa diz que adorar é o principal motivo de ir ao Templo
“Nossa atitude deve ser de piedade que adora e escuta, reza e pede perdão, louva ao Senhor “, disse o Papa / Foto: Rádio Vaticano
O Templo é um lugar sagrado, no qual o que mais importa não são os ritos, mas a adoração ao Senhor.  Este foi o ensinamento do Papa Francisco, na Missa celebrada, nesta sexta-feira, 22, na Casa Santa Marta. O Pontífice destacou também, em sua homilia, a importância de compreendermos que há o Templo de pedra, como local de culto, mas também o corpo, templo sagrado de Deus.
“Na cerimônia litúrgica, o que é mais importante: os cânticos, os rituais belos ou tudo? Mais importante é a adoração, toda a comunidade reunida, diante do altar, onde se celebra o sacrifício e a adoração”, destacou o Papa.
Francisco, referindo-se ao episódio em que Jesus expulsa os vendilhões do Templo,  questionou a maneira como os fiéis se comportam na Igreja. “Fazem dela um local de adoração ou de negócios?”, indagou o Pontífice.
“Mas, eu acho – digo com humildade -, que nós cristãos perdemos um pouco o sentido da adoração e  pensamos: vamos  ao templo, reunamo-nos  como irmãos, porque é bom, é belo; mas o centro é onde Deus está”, destacou.
O Santo Padre destacou que há também um outro Templo sagrado e importante para a vida de fé: o corpo. “Aqui, talvez, não possamos falar da adoração como no primeiro caso, mas de uma espécie de adoração do coração que busca o Espírito do Senhor dentro de si e sabe que Deus aí está”,  enfatizou o Papa, afirmando que, desse modo, o  homem é capaz de ouvir e seguir o Senhor.
“Seguir a Deus pressupõe uma constante purificação, porque somos pecadores. Purificar-nos com a oração, com a penitência, com o sacramento da reconciliação e com a Eucaristia”, destacou o Papa ao afirmar que, desta forma, os dois Templos estarão em harmonia.
“E assim, nestes dois Templos – o Templo material, local de culto, e o templo espiritual dentro de mim, onde o Espírito Santo habita -,  nossa atitude deve ser a piedade que adora e escuta, reza e pede perdão, louva ao Senhor”, concluiu o Papa.

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...