terça-feira, 5 de novembro de 2013

SAÚDE EM PENTECOSTE - DEFICIENTE

Professor Valdeni Cruz

Descobri estes dias que tenho problema na visão pra ver de perto, sinto dificuldades, por exemplo, ler um livro e isso pode vir a ser hipertropia. Talvez daqui a pouco tenho que usar mais dois olhos. É a vida. Ainda bem que descobri rápido.

O que fiz? O que deveria fazer. Procurar o serviço de saúde pública de meu município. Segundo a Constituição Federal, um dos direitos básicos do cidadão é a saúde. Tudo bem. Crente no que está escrito na lei procurei o serviço. Este primeiro atendimento deve ser no Posto de saúde de minha área. Ao chegar ao bendito posto, fiz ficha, aguardei a chegada da enfermeira. Com a chegada da mesma, fui atendido. Contando a história, recebi uma referência e com esta, fui encaminhado a Secretaria de saúde. Chegando lá, também fui atendido. Perguntado sobre, expliquei a questão de que precisava fazer um exame oftalmológico. A atendente disse que o exame só seria possível no dia 2 de dezembro. Isso significa dizer que iria esperar quase um mês para um exame. Perguntando a ela sobre precisar de um óculos se a saúde dava o óculos ou que pudesse haver um convênio para que os custos fossem menos, recebi como resposta que não. Mas do que depressa pedi de volta a referência de volta que havia levado, pois do que adianta eu com o exame se não tenho direito a um óculos? Fui direto para a ótica e marcar logo a consulta e se Deus quiser poder comprar o óculos ou fazer tratamento.

Quero dizer com isso que me sinto desrespeitado no meu direito. A Constituição é uma mentira, a propagando é uma demagogia. Durante toda a minha vida poucas vezes precisei do serviço de saúde para algo mais grave, mas quando é preciso, este direito é negado assim na cara.

Preciso dizer que isso é injusto e que o município, seja ele qual for deveria se envergonhar de não poder oferecer um serviço básico de saúde que é a visão de uma pessoa.

Sou professor e tenho que dar aulas todos os dias, lidar com a leitura, livros e etc. A recompensa que recebo por prestar um serviço a sociedade é este.

A minha vantagem é que, por graça de Deus, fazendo esforço e um aperto econômico, vou poder resolver o problema, mas imagina alguém que não tenha condições ficará com o problema, pois o serviço é caro. O custo de um óculos é caro.

Nota zero para o município. Me sinto como se eu tivesse com fome e alguém soubesse que tenho e não me desse a comida. Do que adiante alguém saber que tenho fome se não me dá um prato de comida? 

Isso não é uma história que ouvi de alguém, aconteceu comigo.

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...