domingo, 2 de fevereiro de 2014

PROFESSORES, ONDE ESTÁ A CORAGEM E A ATITUDE DE LUTAR PELO QUE É DE VOCÊS?

Professor Valdeny Cruz

Fazendo uma rápida busca sobre o SER PROFESSOR, encontrei diversas colocações que levam a uma mesma compreensão. Ser professor é uma tarefa sublime e árdua; uma missão que enobrece uma ação e muda a realidade de um povo, de uma sociedade. Mas muitas vezes os profissionais da educação ficam só nos chavões da profissão, ou seja, não se apropriam, não encarnam de fato o poder que esta profissão tem de mudar as realidades.

É comum em nossas escolas escutarmos professores reclamarem, resmungarem, sofrerem de todas as formas, mas estes mesmo muitas vezes vivem em função disso. São poucos os que têm coragem de fazer valer aquilo em que acreditam. Quantas vezes vemos estes profissionais dizerem que professor é bicho pra sofrer, que não são valorizados, que não são reconhecidos pelos governos, pelos alunos, nem pela sociedade? E assim vão se passando os anos, nem eles mudam nem as coisas melhoram e assim caminha a educação do Brasil.

Aqui em Pentecoste é exatamente assim. Convivo todos os dias que as lamúrias de colegas de profissão que vive a beira de um ataque de nervos, mas não toma nenhuma atitude. Vivem numa acomodação eterna. Creem que as cosias vão vir do céu e cair na vida de cada um como um milagre de Deus. O milagre acontece, mas é quando há uma atitude por parte daquele que crer.

Agora mesmo estamos vivendo o descumprimento de uma Lei nacional que é a Lei do Piso. Esta lei além de garantir um valor mínimo para os profissionais da educação, mas também garante que 1/3 da carga horária seja destinada as atividade de planejamento. É uma lei e, portanto, deveria ser cumprida pelos governos sem nenhuma objeção. Mas na realidade não é o que acontece. Aqui em Pentecoste nunca se teve um tempo para planejar. Resumia-se a um coletivo nas sextas-feiras e um dia por mês era destinado a estudos ou para planejar, mas o tempo de planejamento semanal, este não existia. No ano de 2013 houve uma sensibilidade da prefeita de implantar este 1/3 de planejamento em Pentecoste. Isso passou a acontecer em algumas escolas, mas não de forma geral. Alguns professores não tiveram o tempo integral de planejamento e outros nem chegaram a ter. A proposta era que houvesse compreensão por parte dos professores para que este ano fosse implantado para todos. Acontece que não foi isso que aconteceu. Iniciamos o ano letivo sem nenhuma hora de planejamento.

Pergunta-se: quem dos professores teve coragem de se manifestar claramente contra? Poucos. Ficaram mais uma vez resmungando pelos corredores e nada fizeram. Sexta - feira, 31 de janeiro, houve uma assembléia para a deliberação de alguma atitude. Poucos professores estiveram. Ora, alguns disseram: é porque teve uma reunião de pais na minha escola. Ok! Tudo bem. É importante a reunião com os pais, mas essas reuniões podem acontecer em qualquer dia. Portanto, poderia ser noutro dia. Mas é que parece que nós professores, que nos dizemos tão conscientes, na realidade somos capachos. Será que não percebem que esta reunião foi marcada pra este dia exatamente pra que você não estivesse na assembléia? Pois num é que eles conseguiram. E você foi mais uma vez fantoche nas mãos dos algozes que não querem ver sua liberdade, sua autonomia contra eles. Não vêem que se eles puderem arrancam seu couro? Você vai continuar sofrendo feito um cão nas mãos daqueles que não tem o menor respeito por você? Pois se tivessem, como são também professores, diriam a si mesmos: vamos deixar esta reunião pra outra data, pois hoje todos os professores vão lutar pelos seus direitos e nós, como também somos professores, vamos é incentivá-los para que busquem seus direitos. Não. Eles são as nossas pedras de tropeço. Estão ali para nos colocar numa gaiola e assim nos impedirem de cantar e de gritar a nossa liberdade de cidadãos.

Meus caros colegas professores, por favor, não sejamos maria vai com as outras. Mudemos de atitude ou vamos entrar pelo cano mais uma vez. Sejamos livres meus amigos, minhas amigas. Deixemos de ser capachos. Não acreditemos em histórias da carochinha.

Cadê o que você aprendeu sobre liberdade, democracia, respeito às leis nas faculdades? Não serve de nada? Cadê sua autonomia,o respeito por você mesmo?


Enquanto não tomarmos uma posição contrária, vamos continuar na mesma. Você continuará vivendo as mesmas emoções de desprezo de desvalorização. Vamos continuar perdendo cada vez nossa coragem e eles vão fazer exatamente o que pensam: ferrar-nos como sempre fizeram.

Fica a reflexão.

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...