sábado, 5 de abril de 2014

Exército e Defesa Civil vão perfurar 546 poços

SECA NO CEARÁ

05.04.2014

Municípios beneficiados estão entre as 175 cidades cearenses em situação de emergência devido à estiagem


Image-0-Artigo-1583151-1
Apesar da medida anunciada, ainda existe uma demanda de cerca de 600 equipamentos no Ceará, que sofre com a estiagem há mais de dois anos
Serão perfurados, no Ceará, 546 poços profundos em 56 municípios que estão em situação de emergência. Destes, 200 serão feitos pelo Exército Brasileiro e os outros 346 pela Defesa Civil do Estado. O objetivo é ajudar as famílias que sofrem com a estiagem que atinge o Estado há mais de dois anos. Mesmo com a medida, ainda existe uma demanda de 600 equipamentos no Ceará.
Entre os municípios beneficiados com a ação, estão Nova Russas, Quiterianíopolis, Catunda, Ipaporanga, Alcântaras, Morrinhos, Irauçuba, Pereiro, Potiretama, Miraíma, Canindé, Palmácia, Piquet Carneiro, Pacoti, Mulungu, Aratuba, Pedra Branca, Itatira e Ererê. O Exército Brasileiro já perfurou 61 poços profundos no Estado do Ceará desde 2012.
"A quantidade de municípios foi definida pelo Grupo de Trabalho (GT) de abastecimento d'água que temos aqui no Comitê da Seca para acompanhar essas todas essas demandas", informou o secretário do Desenvolvimento Agrário e também coordenador daquele colegiado, Nelson Martins.
O GT é formado pela Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará e também a Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra).
O secretário ainda agradeceu a contribuição do Exército Brasileiro, tanto na perfuração de poços profundos como também na Operação Carro-Pipa. "Estamos contando com a importante colaboração do Exército Brasileiro nessas operações que são fundamentais para o atendimento emergencial das famílias que mais precisam", comentou.
Nelson Martins destacou, ainda, que o Programa Água para Todos e o Projeto São José III são os programas que vão universalizar o abastecimento no Ceará até o fim de 2014, atendendo a meta definida pelo governo.
Segundo o coordenador da Operação Carro-Pipa do Exército Brasileiro no Ceará e Piauí, coronel Claudemir Range, será feito um investimento total de R$ 8,8 milhões para perfurar os 200 poços profundos em 20 municípios cearenses.
A Defesa Civil do Estado vai instalar mais 346 poços em 58 municípios, com 56 dessalinizadores e 290 chafarizes. De fevereiro a novembro de 2013, o órgão já limpou, bombeou e instalou 317 poços profundos, com 60 dessalinizadores e 257 chafarizes, tendo investido R$ 13,34 milhões.
Colapso
De acordo com o chefe da Divisão de Engenharia da Defesa Civil, major Wagner Maia, todas as cidades beneficiadas estão entre os 175 municípios cearenses que estão em situação de emergência. "Temos várias cidades entrando em colapso, pois o açude secou e o poço é o único recurso", ressaltou.
Ele usou o exemplo de Canindé, distante 115 Km da Capital, onde a população não consegue mais água através das torneiras e, por isso, os poços são a sua única solução.
Maia acrescentou que, ontem, foi assinado o último contrato necessário para as obras e assim que for publicado no Diário Oficial do Estado, no prazo de dois ou três dias, as intervenções devem iniciar.
"Estamos correndo contra o tempo para deixar os poços, dessalinizadores e chafarizes prontos antes do fim dessas chuvas desse período do ano. Essas chuvas estão ajudando, mas sabemos que depois dela os problema vão voltar", disse o major.
Fonte: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/cidade/exercito-e-defesa-civil-vao-perfurar-546-pocos-1.972172

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...