Por Emanuelle Oliveira
Referências bibliográficas:
CARLOS, Jairo Gonçalves. Interdisciplinaridade no Ensino Médio: desafios e potencialidades. Disponível em: <http://vsites.unb.br/ppgec/dissertacoes/proposicoes/proposicao_jairocarlos.pdf>. acesso em: 22/04/10.
MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 1997.
Ilustração: http://profzanon.blogspot.com.br/2013/01/interdisciplinaridade-derrubando-os.html
A interdisciplinaridade começou a ser abordada no Brasil a partir da Lei de Diretrizes e Bases
Nº 5.692/71. Desde então, sua presença no cenário educacional
brasileiro tem se tornado mais presente e, recentemente, mais ainda, com
a nova LDB Nº 9.394/96 e com os Parâmetros. Além da sua grande
influência na legislação e nas propostas curriculares, a
interdisciplinaridade tornou-se cada vez mais presente no discurso e na
prática de professores.
A
utilização da interdisciplinaridade como forma de desenvolver um
trabalho de integração dos conteúdos de uma disciplina com outras áreas
de conhecimento é uma das propostas apresentadas pelos PCN`s que
contribui para o aprendizado do aluno. Apesar disso, estudos têm revelado que a interdisciplinaridade ainda é pouco conhecida.
É possível a interação entre disciplinas aparentemente distintas.
Esta interação é uma maneira complementar ou suplementar que possibilita
a formulação de um saber crítico-reflexivo, saber esse que deve ser
valorizado cada vez no processo de ensino-aprendizado. É através dessa
perspectiva que ela surge como uma forma de superar a fragmentação entre
as disciplinas. Proporcionando um diálogo entre estas, relacionando-as
entre si para a compreensão da realidade. A interdisciplinaridade busca
relacionar as disciplinas no momento de enfrentar temas de estudo.
Segundo Libâneo (1994), o processo de ensino se caracteriza pela
combinação de atividades do professor e dos alunos, ou seja, o professor
dirige o estudo das matérias e assim, os alunos atingem
progressivamente o desenvolvimento de suas capacidades mentais. É
importante ressaltar que o direcionamento do processo de ensino
necessita do conhecimento dos princípios e diretrizes, métodos,
procedimentos e outras formas organizativas.
Ela implica na articulação de ações disciplinarares que buscam um
interesse em comum. Dessa forma, a interdisciplinaridade só será eficaz
se for uma maneira eficiente de se atingir metas educacionais
previamente estabelecidas e compartilhadas pelos atores da unidade
escolar.
A interdisciplinaridade oferece uma nova postura diante do
conhecimento, uma mudança de atitude em busca do contexto do
conhecimento, em busca do ser como pessoa integral. A
interdisciplinaridade visa garantir a construção de um conhecimento
globalizante, rompendo com os limites das disciplinas.
Trabalhar nessa perspectiva exige uma postura do professor que vai
além do que está descrito nos PCNS, pois é necessário que ele assuma uma
atitude endógena e que faço uso de metodologias didáticas adequadas
para essa perspectiva. É através do ensino interdisciplinar, dentro do
aspecto histórico-crítico, que os professores possibilitarão aos seus
alunos uma aprendizagem eficaz na compreensão da realidade em sua
complexidade.
CARLOS, Jairo Gonçalves. Interdisciplinaridade no Ensino Médio: desafios e potencialidades. Disponível em: <http://vsites.unb.br/ppgec/dissertacoes/proposicoes/proposicao_jairocarlos.pdf>. acesso em: 22/04/10.
MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 1997.
Ilustração: http://profzanon.blogspot.com.br/2013/01/interdisciplinaridade-derrubando-os.html
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