sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

LIBERTE-SE DOS OPRESSORES ENQUANTO VOCÊ PODE


Quando a gente pensa que já ouviu de tudo ficamos surpresos com o que ainda acontece em Pentecoste. Fazendo minhas caminhas vespertinas soube que em Pentecoste alguns servidores são orientados a não se filiarem ao Sindsep, pois podem ser perseguidos pela Gestão. Eu fico estarrecido com uma notícia dessas. Chego a pensar que nem é verdade, mas o pior de tudo é que é. Pensei que aquilo que eu dizia e digo eram coisas do passado, do tempo dos malditos coronéis, mas é atual. Ainda tem supostos arremedos de representantes do poder público que se dá ao desprazer de ameaçarem as pessoas simplesmente pelo fato delas tentarem exercerem sua liberdade, quando as mesmas querem proibir alguém de se filiar uma entidade que lhes represente. Como é que isso ocorre: descobri hoje. Se a pessoa trabalha num determinado lugar que fica mais ou menos confortável, é como se tivesse sido favorecido, pois o mesmo poderia ter sido lotado no inferno da pedra e ai ficaria mais difícil para pessoa se deslocar ao seu local, vindo assim a desistir do trabalho. A pessoa, coitada, desprovida de uma consciência forte e inabalável, acaba se sujeitando ao insulto e o assédio moral cometido pelos algozes.
Sinceramente, em que mundo e em que século estamos. Mas é assim que muitos tentam conquistar o respeito dos outros, oprimindo e pressionando aos mais fracos de espírito.
Mas eu digo: libertem-se das amarras dos algozes. Quem age desse jeito não merece seu respeito, sua consideração. Demonstra que não tem respeito pela democracia, nem por você. Se você não der um basta, com certeza irá passar por situações constrangimentos piores ainda.
Como sempre gosto de dizer: não podemos esperar que nossos governantes mudem, pois quem precisa mudar somos nós. É nossa consciência que deve mudar para daí forçá-los aqueles que se apresentam para nos representar a mudarem. E outra: nós não somos do passado nem do futuro, nós somos do agora. O passado nós já sabemos como tem sido e o presente é o que estamos vendo, o futuro é incerto, mas dependendo de quem escolhemos para nos representar, já podemos ir antecipando o futuro. Simples assim. A vida não tem mistérios, pois ela vai se construindo no dia a dia. Não podemos esperar por salvadores da pátria, o que poderemos vir a ter são pessoas que vejam o mundo além das aparências e se prontifiquem e construir um mundo melhor, que não está voltado somente para os próprios interesses, que se deixa mover pelas correntezas certas da coerência, dos bons princípios, pelos caminhos da  ética e da moralidade.
Quem apresenta um mundo projetado certinho de mais, já começa errado. A sociedade e suas contradições vão lapidando no dia e no decorrer do processo de transformação pelas quais esta venha a passar. Não são os discursos que mudam o mundo, são as ações de homens e mulheres que se dispõem a fazer o pode e deve ser feito para melhorá-lo.

Professor  Valdeni Cruz


Boa noite a todos

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...