quinta-feira, 10 de junho de 2010

CONHECENDO A ÁFRICA

Copa 2010: Chegou a hora de conhecer a África do Sul “Caro visitante, não importa de onde você venha, sua historia começou aqui”

Hoje ouvi a seguinte pergunta: “Na África do Sul tem internet?”. Esse questionamento me foi feito por uma criança de 10 anos, e que infelizmente não foge a regra da imagem que muitas pessoas têm sobre o continente africano. A pergunta me fez voltar no tempo (uns três anos atrás), quando conversando com uma consultora de viagens de intercâmbio, perguntei se na casa onde ficaria hospedada teria acesso a internet. Prontamente ela respondeu: “Patrícia, você esta indo para África e lá não tem nem computador, quem dirá internet”.

Fiquei surpresa, pois a mesma consultora havia me vendido, dias antes, um pacote de quatro semanas para um país maravilhoso, que estava sendo muito procurado por estudantes no mesmo intuito que o meu: estudar inglês. Ou seja, além de não se dar conta do que estava falando (pois eu poderia naquela hora cancelar minha compra), na verdade ela apresentou a idéia que infelizmente grande parte da população brasileira (e até do mundo) tem quando se fala em África.

Não entrarei no mérito de onde surgiu essa imagem. Deixarei isso para sociólogos e estudiosos do assunto. Acredito apenas que esta impressão existe desde os tempos da escravidão, época em que os negros eram vistos como minoria e seres inferiores, mas não me arrisco a uma conclusão mais aprofundada. Porém, agora estamos em pleno século 21 e, como profissional do jornalismo, penso que a coisa mais importante a se fazer (por todos nós profissionais ou não da comunicação) é mostrar que muito do que se propaga por aí não é verdade.

Reconheço que no continente africano existem lugares, países e situações terríveis. Fome, miséria, guerras tribais, genocídio, corrupção, etc. E tudo isso, meu caro leitor, sei que você já está cansado de saber. Não quero falar sobre isso, pois estarei contribuindo para aumentar a ignorância de não se conhecer o outro lado e desencorajando que deseja conhecer um dos lugares mais lindos do planeta.

Na entrada do museu da África do Sul, na cidade de Cape Town, existe uma frase que diz mais ou menos assim: “Caro visitante: não importa de onde você venha, sua história começou aqui”. Essa frase sintetiza o mais importante. Foi no continente africano que tudo começou. Que começou a história da humanidade.

Se existe uma maneira de mudar/melhorar a imagem de um país, uma das mais eficazes é por meio do turismo. Principalmente quando o lugar ajuda e não precisa de muito esforço para agradar. A África do Sul faz parte desse time seleto de lugares que você não pode morrer sem antes colocar seus pés.

A Copa do Mundo 2010 será uma excelente oportunidade para que o mundo possa realmente descobrir e conhecer um pouco mais sobre uma parte do continente e é a chance que os sul-africanos têm para mostrar toda sua hospitalidade e simpatia.

Mas lembre-se, meu caro leitor, que para que o povo da África possa recepcioná-los tão bem, se faz necessário que abra mão de qualquer pré-conceito que possa vir a ter. Esqueça os pontos negativos. Acredite: o lado bom supera.

Não faca como muitos que já tem uma idéia pré concebida. Se permita assistir a Copa com olhos não somente de torcedor, mas de turista. Se tiver a oportunidade de visitar o país, vá sem receios e aproveite. Tenho certeza de que voltará de lá sendo mais um a querer voltar.

Ah! No próximo post já estarei em terras sul-africanas e poderei mostrar in loco as maravilhas que citei. Pretendo postar fotos e quem sabe vídeos. Enquanto isso veja aí seguir fotos da minha última viagem pra lá.

Abraços!



DSC01392

DSC01405

S7000129

S7000244

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...