domingo, 5 de dezembro de 2010

A ESCOLA QUE QUEREMOS

A Escola Que Queremos


A escola que nós queremos é aquela que nos conecta a terra, ao mundo e à vida. Faz-nos firmes, nos liberta da alienação, nos faz criar raízes e nos ensina a sermos comprometidos com o real.
Essa escola é aquela que dá oportunidade a todos, principalmente osque não podem pagar. Ela é cheia de alegria e de esperança e tem aconvicção de que a mudança é sempre possível.
Ela permite o estudante a compreender a sua história, a sua realidade, a enxergar-se no seu próprio mundo e a entender os porquês das injustiças.
A escola que queremos nos permite compreender as desigualdades entre homens e mulheres, entre negros e brancos e pobres e ricos. Ensina-nos a diferenciar o opressor do oprimido, a ser sensível com o último e não compactuar com o primeiro.
Quem é educado nessa escola, não somente sabe ler livros, mas também sabe ler as águas, os homens, as mulheres, as crianças, os velhos, enfim todo o mundo que o cerca.
Quem se educa nessa escola tem fome exagerada por justiça e jamais se conforma com a iniqüidade.
Essa escola não somente ensina o educando a ler e compreender a suarealidade, mas, sobretudo capacita-o a mudá-la.
Enfim essa escola que promove a educação para a autonomia, é a quequeremos e precisamos.
http://mquequeremos.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...