quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

VOCÊ JÁ DUVIDOU DA EXISTÊNCIA DE DEUS?

Descartes Tenta Provar a Existência de Deus usando a Razão

     Dentre as questões que se ocupa a filosofia, a existência de Deus tem sido, durante séculos, uma incógnita que intrigou e continua a intrigar pensadores. Dentre os filósofos que se empenharam na tentativa de provar a existência de Deus, destacamos Descartes, pois suas reflexões puseram o sagrado ao alcance da razão. Sendo que durante muito tempo o conhecimento sobre Deus foi exclusivo da religião, cujo instrumento para o conhecimento é a fé.

     René Descartes, filósofo francês do século XVII, no livro Meditações, desenvolveu um método que julgou ser capaz de conhecer a verdade sem engano. Entendeu que somente a razão poderia trazer um conhecimento seguro. Até mesmo um conhecimento sobre Deus, poderia ser verdadeiro se ao invés da fé, fosse usada a razão.

     No livro, Descartes mostra que a experiência é enganosa e que tudo o que até aquele momento considerava verdadeiro, por ter usado a experiência para obter o conhecimento, era na verdade, enganoso, pois os sentidos o enganavam.

     Não querendo cometer novamente os mesmos erros que outrora, quanto usou a experiência para chegar à verdade, entendeu ser necessário se desvencilhar de todas as certezas que até então concebia como verdadeiras, dizendo a si mesmo: “o menor índice de dúvida que eu nelas encontrar será suficiente para impelir-me a repelir todas” (Descartes, Meditações).

     Descartes chega a uma conclusão: pode-se duvidar da existência do corpo, da exatidão dos sentidos, da existência de Deus, do mundo, dos outros seres e objetos, porém não se pode duvidar da ação de duvidar, ou seja, não se pode duvidar do fato de estarmos duvidando. Se estivermos duvidando, estaremos pensando. Diz Descartes: “o pensamento é um atributo que me pertence; somente ele não pode ser separado de mim” (Descartes, Meditações). A própria existência é confirmada através do pensamento. O que somos? Somos alguma coisa que pensa. O pensamento é a única pedra segura na qual se pode alicerçar um edifício. Essa reflexão leva a sua mais famosa frase – cogito ergo sum – penso logo existo. Somente por meio da razão se pode chegar a algo confiável.

     Descartes defende a existência de ideias inatas em nossa mente, como o cogito ergo sum, sendo percebido principalmente em relação a existência de Deus. Deus existe para Descartes por existir em nós a ideia de perfeição, quando não somos perfeitos; a ideia de infinito, quando somos finitos, etc. Não poderíamos ser os autores dessas ideias, uma vez que não existem em nós essas qualidades. Faz-se necessário que alguém tenha colocado essas ideias em nós. Ainda, se não sou o criador de mim mesmo, logo sou criado. Ser criado requer a existência de um criador, da mesma forma que ser imperfeito e finito requer a existência de algo perfeito e infinito. 

     Assim, Deus deixa de ser um objeto da fé e passa a ser um objeto da razão, podendo a filosofia compreender este fenômeno a partir do uso do seu mais forte instrumento, segundo Descartes, o pensamento. Dessa forma, o pensamento lógico pode formular uma hipótese da existência de Deus, sendo uma ideia atingida pelo exercício do pensamento e não apenas uma ideia fruto da crença mítica de explicações vazias, cujo fundamento se alicerça exclusivamente na tradição, dependente da fé ingênua, que não resiste ao questionamento. Na filosofia Deus pode ser discutido.

     Apesar da contribuição que Descartes fez ao pensamento filosófico, concernente a reflexão sobre a existência ou não de Deus, teóricos posteriores falaram que Descartes deu um tiro no próprio pé, pois definiu a razão como método e buscou mostrar como poderíamos chegar a ideia de Deus, usando a razão. O problema foi que sua reflexão gerou algumas contradições: Se o homem é finito, limitado, temporal... A razão, sendo humana, também é finita, limitada e temporal. Assim, a única ideia que podemos ter sobre Deus, necessariamente será finita, limitada e temporal, porém Deus, como propôs Descartes, é definido por qualidades que escapam a natureza humana como: eternidade, infinitude e ilimitado. E essa contradição só é resolvida com a crença de que as ideias contrárias a natureza humana tenham sido colocadas em nossa mente pelo próprio Deus. Caso não, a ideia de Deus também deve ser considerada humana, portanto, dependente da razão. Mas uma vez ficamos entre a razão e a fé.

     Nesse sentido, a filosofia pretenderá discutir a ideia de Deus usando a razão, por isso, Deus no racionalismo cartesiano não é um fenômeno em si, mas um produto da capacidade racional do homem. Dessa forma, o mesmo método negou a existência de Deus, pelo menos de um Deus autônomo. Por fim, podemos dizer que o Deus de Descartes depende de uma faculdade humana para existir, estando sob a razão. Será que só a fé liberta Deus? Será que a razão pode provar a existência de Deus? O uso da fé é a impossibilidade da discussão filosófica. O uso da razão é a possibilidade da discussão filosófica.

     O impacto dessa reflexão estende-se para o cotidiano. Quem de nós não fica intrigado com a forma como as respostas são frágeis. A existência de Deus é questionável, a fé é questionável, a razão é questionável, a ciência também é questionável. As pessoas agem, vivem e matam por Deus. Guerras surgem em nome de Deus, regras são criadas como se Deus as fizesse. É impossível deixarmos de lado a discussão sobre Deus, sendo assunto tão importante para a humanidade. Por isso filósofos como Descartes contribuíram com suas reflexões, buscando compreender de forma mais coerente esse fenômeno.

     O que Descartes fez foi tentar discutir esse fenômeno que intriga, filósofos, teólogos e de uma forma geral, todos nós. Buscando compreendê-lo com o pensamento lógico e não a partir da fé. A diferença está no fato de que a fé está submissa a imposição da tradição, da moral, portanto, sobre Deus, usando a fé, cabe tão somente aceitar as conclusões já construídas. Enquanto a razão permite discutir a existência de Deus, sua natureza, qualidades e atributos de forma mais aberta. E somente assim a filosofia pode contribuir com considerações sobre o intrigante mistério, Deus.

Ismael Ferreira,
por correio eletrônico.
Endereço eletrônico: ismael_psico@hotmail.comm

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...