quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

O QUE VOCÊ ENTENDE POR SABEDORIA?

Sabedoria

     A mídia, os livros, a ciência... transmitem-nos diversas informações por dia. O professor ainda é visto, por muitos, como o “dono da verdade” e possuidor de todo o conhecimento. Devido a essa concepção muitos alunos não contestam seus mestres, não instigam seus saberes. Talvez por medo. Talvez por vergonha. Talvez, porque não foram incentivados a isso. O conhecimento é conquistado quando há um estímulo, um incentivo que motive a busca por novidades ou a verdade sobre informações transmitidas.

     Dizia Guimarães Rosa, em sua obra-prima Grande Sertão: Veredas: “Quem desconfia fica sábio”. Concordo plenamente com ele, pois, analise comigo: recebo uma informação, um dado conhecimento simplesmente repassado e, por mais que ache interessante e cativante, prefiro não questionar e acabo por engavetá-la. Posso até estar por dentro do assunto, mas não terei argumentos suficientes para defender tal ideia, caso esteja em meio a um debate. Já, se recebo uma determinada informação que me aguça a curiosidade e, ao invés de engavetá-la investigo o tema, por diversos meios, como livros, Internet, periódicos, entrevistas... torno-me um verdadeiro conhecedor do assunto, apto a debatê-lo. Um sábio.

     A sabedoria está em cada um, basta aflorá-la, despertá-la. Segundo o catolicismo, a Sabedoria é um dos sete dons do Espírito Santo, aquele que possibilita às pessoas distinguirem o que é bom do que é ruim, o que é necessário do que é desnecessário... Conta a Bíblia que o Rei Salomão teve a oportunidade de pedir o que quisesse a Deus, e decidiu pedir Sabedoria, para bem guiar o povo a ele confiado. Sendo assim, se tornou o homem mais sábio de todos os tempos, capaz de tomar decisões perfeitas em ocasiões inesperadas.

     Eistein, Galilei, Copérnico, Newton, Da Vinci, tantos foram os sábios que delinearam a história da humanidade ao longo dos tempos, cada um na sua época. Alguns foram eternizados, como Eistein e Da Vinci. "De tempos em tempos, o Céu nos envia alguém que não é apenas humano, mas também divino, de modo que, através de seu espírito e da superioridade de sua inteligência, possamos atingir o Céu", disse Visari no século XVI. Leonardo Da Vinci é considerado por muitos o maior gênio da história. Nascido em 15 de abril de 1452, na localidade de Vinci, situado na margem direita do rio Arno, perto dos montes Albanos, entre Florença e Pisa, foi o mais importante contribuidor da Anatomia Moderna. Para se ter idéia do que Leonardo fazia para conhecer o corpo humano, se fosse feito nos dias de hoje a pessoa seria considerada maníaca, louca, desvairada... Dizem que ele roubava corpos humanos de necrotérios, à noite e, em meio aos maus odores da decomposição, dissecava-os para poder estudá-los. Graças a ele, os anatomistas de hoje sabem o que sabem e podem ajudar as pessoas, porque existiu um “louco” que rompeu as barreiras impostas pela sociedade e demais segmentos da época. Graças a alguém que não pensou somente em si, mas na humanidade como um todo, e nos benefícios que suas pesquisas (“loucuras”) poderiam trazer a todos.

     Por isso, a sabedoria não pode ser desprezada. O desejo por ela não pode ser deixado de lado, para se desejar coisas fúteis e por vezes desnecessárias. A sabedoria é o mais importante. Sem ela, os políticos “espertos” nos manipulam como se fossemos fantoches no palco “deles”. Sem ela não sabemos como nos comportar, agir, falar, se expressar... enfim, não sabemos nada.

     A sabedoria é divina. Somente um ser superior pode concedê-la, se esta for pedida de todo o coração e para ser utilizada da melhor forma, para o aperfeiçoamento e evolução social e espiritual de toda uma raça, neste caso, a humana. Os humanos são os únicos, de que se tem conhecimento, capazes de utilizar o raciocínio, capazes de pensar. O melhor que temos a fazer é aproveitar essa vantagem e aprimorar nosso conhecimento, exercendo o direito de “desconfiar”, sempre!

Diego Argenta,
do grupo de jovens da Catedral do Senhor Bom Jesus da Coluna, de Palmas – PR.
Endereço eletrônico: diego_argenta@hotmail.com

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...