quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Resultado da reunião entre sindsep e administraçao


O Sindsep Pentecoste através dos Diretores Cláudia Melo, Valdeni Cruz, Auxiliadora Estevam e os representantes dos professores Absalão Bandeira e Eridan Castro estiveram reunidos com a Secretária de Finanças da Prefeitura Municipal, Clemilda Pinho, com a Assessora Jurídica, Dra. Clara Pinho e com a Secretária de Educação, Luciliene Menezes para tratar sobre a prestação de contas do Fundeb 2010.
De acordo com o que foi apresentado, não houve sobras dos 60% dos recursos destinados ao Magistério em 2010 e, consequentemente, não há rateio para a categoria.
Com a elevação do número de professores contratados temporariamente para atuar na educação infantil e ainda, o pagamento de substitutos de professores com atestados médicos, a folha de pagamento ultrapassou o esperado.
Indagados sobre o reajuste do Piso do Magistério e sobre o pagamento das gratificações pelos cursos de Pós-graduação, a Secretária de Educação afirmou que, somente após a lotação de todos os professores efetivos e em seguida, dos professores temporários, será possível avaliar a quatidade de recursos e, consequentemente, definir a proposta do município para a categoria. 
O Sindicato renovou a reivindicação pelo reajuste salarial para todas as categorias, pela implantação do PCR dos servidores da Saúde,  pela reestruturação do PCR dos servidores técnicos-administrativos e  pelo Concurso Público. Foi dito que na próxima reunião entre Sindicato e Administração Municipal, agendada para 07 de fevereiro, serão tratados todos esses assuntos e que, se Deus quiser, teremos respostas positivas para todos os trabalhadores do município de Pentecoste.
O Sindsep Pentecoste trabalha para que todos os servidores públicos do município tenham seus direitos garantidos e que sejam valorizados como profissionais que trabalham pelo desenvolvimento de Pentecoste.

Publicado pelo Sindsep Pentecoste

COMENTÁRIO DO PROFESSOR VALDENI CRUZ


Aos leitores deste artigo observem que a parte que compete ao sindsep está sendo feita. Somos chamados de uma hora para outra para uma reunião,com a primeira Dama, Lú(Secretária de Educação)e Dr. Clara e lá estávamos nós para fazermos acontecer. Diante de nossas indagações sobre contratos temporários, e sobre pessoas que recebem dinheiro do fundeb, sem estarem diretamente trabalhando na sala de aula, Dr. clara reconheceu que realmente isso é um ponto negativo e que deveria ser pensada uma incentivo particular para aqueles profissionais que desempenham bem suas funções em sala de aula. Reconheceu também que o fato dos muitos contratados temporários faz com que não sobre dinheiro do FUNDEB para rateio. O que acontece é que sempre ouvimos as mesmas coisas e compromisso com o servidor, nada.
No decorrer da conversa foi perguntado sobre a incorporação das pós-graduações dos professores que as tem para que fossem realmente cumprido, já que está contemplado no PCR do magistério. Ficou acertado que iriam averiguar a folha para ver se seria possível. Foi feita uma interrogação: é por causa disso que não há interesse, motivação por parte dos professores, pois nem aquilo que eles tem direito recebem, como é que pode quererem que o professor esteja motivado? Do mesmo modo é a questão da evolução do profissional pela via não acadêmica. Se não estão cumprindo a questão da pós-graduação, como é que vão cumprir com a evolução dos profissionais no período de sua evolução?  Na realidade agente espera a boa vontade, acredita-se na boa intenção. Porém, de boa intenção o... Mas vamos acreditar que realmente tenhamos dias melhores.
Finalizando, a conversa a reunião era precisamente sobre a prestação de contas do FUNDEB. Segundo eles, estavam preocupados com o que algumas pessoas haviam dito a respeito do programa a voz do sindsep. No programa a "voz do sindesep", que acontece todos os sábados, pela FM 98,7, nós dissemos os valores que entraram em 2009 e 2010, e que segundo os nossos cálculos, haviam um recurso maior que no ano anterior em mais de um milhão de reais. No programa falamos que não sabíamos de teria rateio, mas esperávamos que tivesse, pois em outros municípios teve. Dissemos também que nós estávamos dizendo que o dinheiro estava sendo desviado, mas que para o povo não ficar com essa impressão era preciso que se fizesse a prestação de contas demonstrando os recursos que entraram  bem como das receitas. E, foi exatamente isso que a administração tentou dizer pra gente. Nos entregaram uma folha do valor total  bruto de entrada e de saída, e pelo que consta nessa folha, foi gasto só com pagamento de professores mais de 60%. Para averiguarmos tudo com maior precisão serão necessários uma análise das folhas de pagamento, o que será feita nos próximos dias.
Creio que todos estejam entendendo que estamos fazendo tudo para que por meio do diálogo seja possível avançar na conquista de nossos direitos. Ao contrário do que muitos desocupados e desafortunados pensam, temos muita vontade de que as coisas aconteçam na paz.
Estamos cada vez mais empenhados em construir uma sociedade participativa, não somente por salários (como alguns acham que deve ser), mas por uma sociedade mais justa, onde não só queremos nossos direitos mas, também devemos cumprir com nossos deveres. Que lutemos pela qualidade dos serviços públicos e conseqüentemente por melhores condições de vida para o nosso povo.            
       

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...