Mais uma semana se inicia e estamos nós aqui na luta novamente. Amanhecemos o dia com a noticia da morte de Osama Bin Laden, que era uma questão de honra para os Estados Unidos. Mas será realmente é uma vitória, a morte do Lider dos terroristas? Será que isso não irá gerar uma onda de ataques pelo mundo? São perguntas que ficam no ar.
Creio que o mundo esteja precisando urgente da paz. Porém, essa paz não pode ser construída sob o fardo da guerra que todos dias mata aos montes. É preciso se pensar na vitória por meio da luta sem armas, mas utilizar-se das armas da compreensão, harmonia, amor, respeito para se pacificar o mundo de guerra que está dentro nós mesmos... Temos visto perto de nós muitas guerras, seja pelo desafeto de algumas pessoas por outras, seja pela falta de compaixão pelo próximo, são inúmeras as razões que vivenciamos no nosso dia-a-dia.
A paz tem apenas três letras e qualquer criança aprende a pronunciar sem muito esforço. Entretanto, para se viver a paz de fato, é preciso muito mais do que boa vontade. É um longo caminho que se percorre para se atingir essa virtude. A paz não pode ser considerada somente como ausência de guerra, pois estando em guerra podemos estar em paz. A paz é conquistada pelo desejo de promover o bem, a harmonia. É preciso perder para poder ganhar. O que devemos perder para ganhar? Perder a arrogância, a avareza de achar que não precisamos dos outros; de nos acharmos muito bons, melhores do que outros. Enquanto acharmos que a paz se constrói sozinha teremos um mundo pegando fogo ao nosso redor e se não tomarmos uma atitude firme é possível que nós possamos sucumbir diante dos desafios.
Devemos fazer o que for possível para podermos experimentar um mundo melhor e mais justo. Devemos sair de nosso mundo do qual não conseguimos ver nada além daquilo que conhecemos ser o melhor.
Professor Valdeni Cruz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário