quarta-feira, 4 de maio de 2011

O QUE É SER UM BOM POLÍTICO?

 Sempre aparece alguém falando que gosta desse ou daquele político porque "ele tem carisma", outros falam que "ele gosta de pobre". Fico me perguntando se não é mais importante eleger pelas qualidades morais e administrativas, ou o eleitor quer o político para namorar ou trabalhar em novela?. O mundo tá cheio de líderes carismáticos que levam muitas das nações ao caos, os grandes ditadores são exemplo disso; há lideres religiosos, que com o tal carisma, manipulam mentes dos seguidores. Outra indagação que faço, é que gostar de pobre para mim, é cuidar que os mesmos tenham acesso aos serviços públicos de saúde, educação, saneamento, lazer, etc; de dar oportunidade para saírem das condições de miséria e ascenderem na vida, é cuidar para que o dinheiro público não seja desviado. Dar tampinha nas costas, pagar cachaça, comer galinha, não resolvem a vida da comunidade, isso é o "gostar de enganar o pobre".
É o que mais vimos em sítio do quinto nos últimos anos, são destes políticos que acham que ser popular é ser alegre com as pessoas é ser bom, popularidade não enchem barriga de ninguém, o povo cansou de enganação, queremos políticos que trabalhem e não ladrões da consciência do povo. Estão falando em políticos do passado. Será que as pessoas vão cometer mais esse erro?


Navegando pela net, encontrei esse pequeno artigo que dá a idéia do que possa ser um bom político. E achei interessantíssimo. Na realidade é exatamente o que acontece em nossa cidade, no nosso país. O bom político é aquele cara simpático, que come galinha pé duro la no interior, que bebe cachaça no bar com o Zezinho, com raimundinho, com os inhos todos...É aquele que vai lá naqula comunidade e com cara de taxo sai pelas mesinhas e distribui aquela sinpatia discimulada apra aquela pessoinha simples que desiludida da vida e quando tal cara de pal dando um sorriso dissimulado acredita no infeliz. Isso parece anedota mas é a mais pura verdade. Esses cretinos se aproveitam da pobreza, da necessidade, da falta de instrução desse povo pra ludibriar e tentar dar o golpe comprando os votos desses pobres de diversas formas.
Fico indignado com esses caras de pau que tem por ai. Pessoas que não se pode dar a menor possibilidade que já sabemos qual será o resultado. Gente precisamos deixar de ser bobos. Até quando vamos permitir que infelizes com essas qualidade norteiem nosso futuro? Dizemos que estamos mais rigorosos em nossas escolhas mas não posso concordar que isso esteja acontecendo de fato. Ainda falta muito. É verdade que as pessoas já estão mais esclarecidas, mas mesmo, assim se deixam comprar com facilidade.
O que me deixa mais triste não é o fato de ver pessoas sendo enganadas, mas das pessoas que se deixam enganar. Que perdem seu caráter em nome de uns poucos tostões e ainda que se oferecem para praticas de crimes de toda ordem. Quantos casos desse tipo nós não ouvimos falar? O fulano de tal é uma pessoas tão boa, mas está no meio dos escândalos. 
Mas será que existe um político a altura? Será que existe alguém que de fato seja comprometido com  o povo? Quem?
Esta é uma pergunta difícil difícil de responder. Por outro lado, não existiria político ruim se os cidadãos entendessem seu papel na sociedade. Se ele tomasse consciência que aquele político é empregado dele. Se não ficasse apenas revoltado e pagando o preço pelo descaso que sofre, mas que passasse a interagir, buscando informações, interferindo nas realidade sociais que da qual ele faz parte... Somente assim aprendemos a identificar aqueles que se comprometem de fato com a causa do povo. Portanto, o que nos falta é o compromisso conosco mesmo. Dai seriamos nós mesmos os beneficiados e não viveríamos apenas reclamando dos males que nos acarretam todos os dias por não termos tido uma boa escolha ou por não fazermos o que devemos para melhorar nossa realidade.

Professor Valdeny Cruz    

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...