sexta-feira, 16 de setembro de 2011

PENTECOSTE - A REPORTAGEM


Artigo escrito pelo Professor Valdeni Cruz
17 de setembro - 2011


Conselho de Al. Escolar de pentecoste
Foto: Valdeni Cruz 
Reunião do Conselho
Hoje, 16 de setembro foi marcada mais uma reunião do Conselho de Alimentação Escolar de Pentecoste. Essa reunião acontece todos os meses para poder a valiar as notas fiscais de compras e de distribuição dessa merenda nas escolas da rede municipal. Até ai tudo bem. O que acontece, por outro lado é que nessa reunião deve estar a maioria dos membros do Conselho, o que na realidade sempre estão. Porém, quem é responsável para dar as devidas informações sobre as perguntas que o conselho tem pra fazer, nunca ou quase nunca se faz presente. Sei que pode haver outros motivos pelos quais não possa estar presentes, mas...
Crianças lanchando
Como vocês puderam ler, no artigo anterior, caso não tenha lido ainda, leia. Lá está escrito as várias funções de um nutricionista da rede pública, no caso aqui o município. 
Neste artigo ficamos sabendo o é que necessário fazer para oferecer uma merenda de qualidade e em quantidade. Isso é possível quando se faz todo um diagnóstico sobre toda a rede escolar. É desse modo que sabemos o que será necessário para se oferecer uma merenda saudável que ofereça o mínimo de calorias para o bom desempenho das crianças. No nosso caso, não podemos dizer que a merenda oferecida seja de qualidade e em quantidade. Isso porque muitas vezes a quantidade enviada as escolas é insuficiente para atender ao cardápio para todo o mês. O que muitas vezes a merenda se resume em muita sopa e sopa aguada, digamos assim. Digo isso com precisão. Como é que uma sopa para 300 meninos, feita só com água, sal, corante e um tempero que se compra já pronto pode prestar? Alguém come isso com muito gosto na sua casa? Come não. Pois digo que isso acontece nas escolas de Pentecoste. Não tem cebola, alho, tomate, cenoura... na minha escola, as vezes as merendeiras, usando de sua caridade, o que não é justo, ainda trás uma cabeça de alho de casa. 
Outro dia, o arroz que veio para as escolas fedia a barata. Depois de termos comentado na rádio( Programa a voz do sindsep, que vai ao ar todo sábado, pela FM 98,7) o arroz foi devolvido. Entretanto, a escola não recebeu a reposição em tempo hábil para poder servir aos alunos.
Estou afirmando isso com precisão de fatos. Trabalho todo dia e todo dia observo a merenda que é servida. Portanto, ninguém vai provar ao contrário. Frango não vai o suficiente para suprir o cardápio do todo o mês. o Peixe é outro vilão. Ninguem quase nunca vê. Quando tem pão não tem carne pra colocar dentro. O suco é muito ruim e os meninos não bebem... Trabalho numa sala do 9º ano e eles não comem a sopa, não comem a salada, que é feita só com mamão e banana. Quando é macarronada e frango desfiado ai sim eles se esbaldam, ou quando é uma farofa de cuscuz com baião de dois também é 10. No entanto isso não pode ser sempre servido pois a quantidade é o problema.
Você pergunta: e o Conselho faz o que? E eu digo; COBRA. A resposta é: estamos fazendo um grande esforço, vamos tentar fazer licitação e outras... Acontece que o tempo vai passando e nada acontece.Enquanto isso, as nossas crianças vão segundo em frente do jeito que dá. Creio que isso não esteja certo, principalmente quando sabemos que a coisa poderia melhorar se houvesse mais disposição de que tem que haver. Você concorda comigo?

O dinheiro está vindo. Acompanhe os valores desse ano

                    CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR-CAE 2011 ESPECIFICAÇÃO MÊS

  ENTRAGA SAIDA SALDO Repasse Federal março 109.680,00       109.680,00 C compra de alimentos março     48.521,00   61.159,00 C compra de alimentos abril     57.330,55   38.290,00 C 
  Repasse Federal maio 51.366,00       55.195,00 C   compras de alimentos maio 35.749,64 19.444,81 C 
  Repasse Federal junho 51.366,00 70.810,81 C compra de alimentos junho 78.702,30 7.891,49 D 
  Repasse Federal julho 109.680,00 101.788,51 C compra de alimentos julho 27.501,50 75.287,01 
  Repasse Federal agosto 54.840,00 130.127,01 compra de alimentos agosto 67.963,36


Analisando todos os valores entrados e saídos, temos um saldo de  62.163,65

Esse valor nós achamos que poderia ser discutidos exatamente para a compra de verduras e outros itens que com certeza melhoraria a qualidade da merenda escolar.
Convocamos a sociedade a se manifestar pelo direito de seu filho ter uma merenda de qualidade. Vá a escola e confira e fale a verdade. Não diga algo que não viu. Não escute só o que seu filho diz, vá ate a escola e confira. E faça jus ao que estou dizendo.
Sou conselheiro da merenda escolar e portanto, juntamente com os outros membros exijo que sejamos ouvidos e respeitados nos nossos direitos.

Professor Vladeni Cruz    

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...