quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Político acusado de clonagem






Clique para Ampliar
As imagens captadas pelas câmeras de um supermercado, no Bairro de Fátima, mostram os três acusados agindo próximo ao caixa eletrônico. O trio clonou muitos cartões na Capital 
DIVULGAÇÃO
Clique para Ampliar
Delegado José Munguba Neto encaminhou o inquérito para a Justiça 
ALEX COSTA







O ex-presidente da Câmara Municipal de Novo Oriente é acusado de chefiar quadrilha que age em caixas na Capital
Três homens - um deles ex-vereador, ex-presidente da Câmara e ex-secretário de Agricultura do Município de Novo Oriente, no Sertão dos Inhamuns - foram indiciados pela Polícia Civil num inquérito que investiga a ação de uma quadrilha de estelionatários que vem agindo em Fortaleza nos últimos meses.

A investigação começou no fim do mês de junho quando a Polícia Militar foi acionada por funcionários do supermercado ´Carrefour´ da Avenida Barão de Studart, na Aldeota, que desconfiaram de três homens que faziam compras de alto valor utilizando o cartão de um idoso.

Ronda
Quando uma equipe do Batalhão de Policiamento Comunitário (Ronda do Quarteirão) chegou no local, dois dos acusados fugiram. Um deles não conseguiu escapar e foi preso. Tratava-se de Francisco Edvaldo Alves de Araújo, que tinha dois mandados de prisão em aberto. Ele já tinha sido condenado em dois processos, em João Pessoa e Brasília.

O flagrante aconteceu no momento em que Francisco Edvaldo guardava na carroceria de sua pick-up as compras realizadas naquele hipermercado, como uma TV de LCD e várias garrafas de uísque.

O caso foi levado ao 4º DP (Pio XII) e, logo no primeiro momento, o delegado José Munguba Neto procurou identificar a vítima do golpe.

Um idoso de 81 anos (identidade preservada), professor aposentado da Universidade Federal do Ceará, foi identificado como sendo o dono do cartão que tinha sido usado pelos estelionatários.

"Chamamos o idoso na delegacia para saber o que tinha ocorrido com ele, se havia sido assaltado ou se tinha perdido o cartão. Foi quando ele lembrou de uma ocorrência no caixa eletrônico de um supermercado da Avenida Engenheiro Santana Júnior, no Papicu, que o deixou confuso.

Segundo o aposentado, um homem teria se oferecido para ajudá-lo quando o caixa eletrônico apresentou um problema. Além do estranho, havia outros dois suspeitos próximos dali. "Foi assim que começamos a desvendar um esquema que envolvia estes três homens", contou Munguba.

Imagens
O delegado solicitou do supermercado as imagens gravadas pelo circuito interno de TV do dia apontado pela vítima. E as imagens realmente mostraram os três homens entrando no local, se dirigindo à máquina de autoatendimento do Banco do Brasil, manipulando a máquina, e depois, o idoso que estava fazendo compras chegando ao caixa eletrônico.

"As imagens são claras, nítidas e nos ajudaram na identificação dos outros dois homens. Um deles era o Francisco Edvaldo. Uma emissora de TV divulgou as imagens e, então, as denúncias chegaram", relatou.

Enquanto a Polícia trabalhava para esclarecer o caso, o idoso tomou conhecimento do montante de seu prejuízo, que já ultrapassava os 100 mil reais.

"Ele guardava 21 mil reais em sua conta e mais 40 mil em aplicações. Tudo isso foi desviado, transferido para outras contas e sacado. Além disso, muitas compras de valores elevados foram feitas com o cartão dele em lojas, hipermercados e outros estabelecimentos comerciais. Tudo num curto espaço de tempo", destacou o titular do 4º DP.

Dentre as denúncias que o 4º DP recebeu após a divulgação das imagens, uma dava conta de que um dos homens que aparecia nas imagens era José Siriano da Costa, ex-vereador, ex-presidente da Câmara e ex-secretário de Agricultura do município de Novo Oriente.

Federal
Em março de 2007, o ex-vereador foi investigado pela Polícia Federal sob a acusação de chefiar uma quadrilha que clonava cartões bancários.

Naquela ocasião, cinco pessoas foram presas numa casa, no bairro Maraponga, quando se preparavam para receber duas máquinas de clonar cartões, os ´chupa-cabras´. As máquinas haviam sido enviadas para os acusados via Correios.

O outro homem exibido nas gravações do supermercado foi identificado pela Polícia como Huiriany Rodrigues Braz, conhecido como ´Calango´.

Segundo a Polícia de Novo Oriente, Huiriany já esteve preso na cadeia Pública daquela cidade acusado dos crimes de estelionato e furto. Outra imagem obtida pelo delegado mostrava os três homens, juntos novamente, num caixa eletrônico de um supermercado no Bairro de Fátima.

Desvio
100 mil reais foi o montante do prejuízo que um aposentado sofreu depois que teve o seu cartão bancário clonado pela quadrilha e usado para compras, saques e várias transferências

INQUÉRITO
Investigação policial colheu provas contra ex-vereador
"Todas as pistas obtidas comprovaram a atuação do trio no crime de estelionato", revelou o delegado José Munguba Neto, confirmando a participação direta do ex-vereador e seus dois comparsas em crimes de clonagem de cartão a partir de golpes em caixas eletrônicos.

Conforme a Polícia, o ex-vereador José Siriano da Costa e seu comparsa Huiriany Rodrigues Braz, o ´Calango´, foram intimados para prestar depoimento no 4º DP.

"Eles receberam e assinaram as notificações, mas não apareceram no dia marcado para serem ouvidos", contou o delegado. O inquérito foi encaminhado à Justiça e os três homens indiciados pela Polícia por estelionato, cuja pena varia de um a cinco anos de prisão.

NATHÁLIA LOBOSUBEDITORA DE POLÍCIA

Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...