sábado, 16 de fevereiro de 2013

Assistencialismo - Governo quer ampliar ações contra a miséria


A intenção é adiantar para este ano a meta, inicialmente planejada para 2014, de erradicar a pobreza extrema
Brasília A presidente Dilma Rousseff deve anunciar na terça-feira (19) a ampliação do programa Brasil Sem Miséria para cumprir a meta de erradicar a pobreza extrema no país, sua principal promessa de campanha. A informação foi confirmada por fontes ligadas ao governo.
A presidente disse que o governo tomaria providências para retirar da pobreza extrema todas as pessoas do Cadastro Único do Governo FOTO: AGÊNCIA BRASIL

No começo deste mês, Dilma disse em Cascavel (PR) que o governo tomaria providências para retirar da pobreza extrema todas as pessoas do Cadastro Único para Programas Sociais. O número de cadastrados soma cerca de 2,5 milhões. A meta de erradicação estava prevista para ser alcançada no final de 2014. O anúncio de ampliação de programa de combate à pobreza extrema tentará adiantar o cumprimento da meta.

"Conseguimos atender as pessoas cadastradas, mas a presidente vai pedir empenho dos prefeitos e da sociedade para continuar buscando mais pessoas que vivam em situação de extrema pobreza", disse uma das fontes ligadas ao governo. A presidente reconhece que existem pessoas fora dos cadastros do governo que estão na pobreza extrema.

Na avaliação da presidente, o cadastro não conseguiu mapear todas as pessoas vivendo em condição de miséria no país. A nova ampliação deve seguir os mesmos moldes do Brasil Carinhoso, programa lançado em 2012 para retirar da pobreza extrema crianças entre zero e 15 anos, mas os valores ainda estão sendo definidos, segundo uma das fontes que pediu para não ter seu nome revelado.

Pelos cálculos do governo, as ampliações dos instrumentos e dos repasses do Brasil Sem Miséria já retiraram da pobreza extrema 19,5 milhões de pessoas. Para isso, o governo tem ampliado anualmente desde 2003 o orçamento do Bolsa Família, que é o mecanismo de transferência de renda do Brasil sem Miséria. Em 2011, o orçamento do Bolsa Família era de R$ 17,3 bilhões, segundo dados do balanço divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento Social no começo deste ano. Para 2013, a previsão é que sejam gastos R$ 23,1 bilhões. Com a nova ampliação a ser anunciada esse valor deve subir.

RECURSOS

23,1 bilhões de reais é a previsão do orçamento do Bolsa Família para 2013. Com a nova ampliação a ser anunciada, na próxima terça-feira, esse valor deve subir
 
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...