terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

ONDE RESIDIRÁ O PAPA DEPOIS DO DIA 28 DE FEVEREIRO



Onde residirá o Papa e cerimônia de despedida de seu pontificado.

O papa Bento XVI irá à residência de Castelgandolfo quando começar a Sé Vacante e, assim que houver um novo pontífice, se retirará a um mosteiro dentro do Vaticano, anunciou nesta segunda-feira Federico Lombardi, porta-voz da Santa Sé.


A Sé Vacante, tempo que transcorre desde que um papa falece, ou renuncia, até a escolha de seu sucessor, começará em 28 de fevereiro de 2013 às 20h em Roma (16h de Brasília), como o próprio pontífice anunciou em sua carta de renúncia nesta segunda-feira.

Quando começar este período, Bento XVI irá à residência dos papas de Castelgandolfo, a 30 quilômetros ao sul de Roma.

Durante o tempo de Sé Vacante, serão realizadas obras de acondicionamento do apartamento papal.

Assim que o Conclave que terá que ser convocado eleger um novo Pontífice, Bento XVI deve se mudar para um mosteiro dentro do Vaticano.

***

O Vaticano fará uma cerimônia de despedida a Bento XVI antes do término de seu Pontificado, previsto para o próximo dia 28, à qual devem comparecer fiéis de todo o mundo “e autoridades de muitos países”. O cardeal decano, Angelo Sodano, referiu-se à realização da despedida no agradecimento feito após o papa anunciar sua renúncia ao Trono de Pedro.

“Santo Padre, antes de 28 de fevereiro, dia no qual, como o senhor disse, deseja pôr fim ao seu serviço pontifical, realizado com tanto amor, com tanta humildade, teremos um meio de expressar melhor nossos sentimentos, assim feremos tantos pastores e fiéis espalhados pelo mundo, assim farão tantos homens de boa vontade junto às autoridades de muitos países”, disse Sodano.

Cardeal decano disse em um breve discurso pronunciado perante o Papa que a comunidade religiosa o escutou desorientada e incrédula e que em suas palavras era possível notar o “grande afeto que sempre teve pela Santa Igreja de Deus, por esta igreja que tanto amou”.

Sodano lembrou que em 19 de abril de 2005 Joseph Ratzinger foi eleito papa e coube ao cardeal perguntar se ele aceitava a escolha. O cardeal expressou sua satisfação porque antes de 28 de fevereiro “teremos a alegria de escutar sua voz de pastor”.

Bento XVI deve celebrar na quarta-feira a audiência pública e pela tarde comparecer à colina romana do Aventino para presidir os ritos da Quarta-Feira de Cinzas, que abrem a Quaresma. Neste local comandará uma procissão da basílica de Santo Anselmo até a de Santa Sabina. No sábado, deve receber o presidente do Guatemala, Otto Pérez Molina.

No domingo, Bento XVI se retirará durante uma semana para exercícios espirituais, que realizará junto aos cardeais da Cúria romana na capela “Redemptoris Mater”, no Vaticano. A retirada espiritual terminará em 23 de fevereiro.

Informações de Pe. Eufrázio da Silva Filho -Paróquia de Varjota - CE

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...