quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Piso nacional de professor vale a partir de abril de 2011



O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o piso nacional de salário de professor público deverá ser pago pelos estados de forma retroativa, com os vencimentos reajustados desde abril de 2011. De acordo com o Ministério da Educação, o valor do piso para o ano de 2013 é de R$1.567.

A lei foi promulgada em 17 de julho de 2008, mas só foi validada pelo STF em 2011. De acordo com a norma, nenhum professor da rede pública pode receber menos que o piso nacional para uma carga horária de até 40 horas semanais.
Os estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Ceará alegaram que não teriam recursos financeiros para pagar os salários retroativos.
A decisão foi tomada no julgamento dos recursos desses estados. Por maioria de votos (8 a 1), o relator do processo e presidente do tribunal, Joaquim Barbosa, foi o único a votar contra. Para Joaquim Barbosa, os estados têm sim dinheiro para pagar, mas preferem investir em outros setores.
http://www.sidneyrezende.com

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...