Estamos dando início a mais um mês do ano de 2013. Muitas mudanças começam para o mundo e para nós mesmos de modo particular.
O primeiro, é que estamos sem PAPA na Sede Roma. Nosso amado Bento XVI encerrou ontem o seu pontificado. Estamos agora aguardando ansiosamente a eleição do novo PONTÍFICE. Devemos permanecer na expectativa do novo que estar para chegar. Nós cristãos e, principalmente os católicos, confiamos na providência divina e temos certeza de que Deus está conosco e que fará o melhor pela igreja.
Estamos vivendo também o período quaresmal. Tempos de reflexão, da aproximação do Senhor. Tempo de reconhecer nossa dependência de Deus e tentar melhorar nossa vida com o desejo de se parecer com nosso Deus.
Estamos entrando no mês em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher. Dia 8 março, portanto, dia em que devemos voltar nosso olhar para esta questão. Analisar o progresso que a mulher tem alcançado nas últimas décadas. Por outro lado, não podemos esquecer que ainda vivemos cercados por inúmeros problemas relacionados a mulher. Conseguimos ver estes problemas de forma nítida com as mulheres de baixa renda. Estas que vivem toda a sorte de infortúnios, onde muitas vezes tem que criar o filhos sozinhas. Outras são abandonadas pelas seus maridos, não tiveram condições de estudar e há ainda aquelas que são violentadas, torturadas e jogadas a margem da sociedade. Ainda é muito dura a realidade de milhares de mulheres espalhadas pelo Brasil a fora.
Desse modo, torna-se necessário se trabalhar estas questões em todas as instituições. Despertar na sociedade a capacidade de pensar em como as mulheres ainda sofrem os mais diversos tipos de preconceito. Atentar para a questão dos direitos humanos, entendendo que a mulher precisa ser protegida e assistida nos seus direitos mais básicos.
Professor valdeni Cruz
Nenhum comentário:
Postar um comentário