domingo, 26 de maio de 2013

Ceará é o 1º do Nordeste em inscrições no Enem

O Estado é o terceiro do País em inscrições, com mais de 300 mil pedidos para participar do certame
Faltando pouco tempo para o fim das inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que se encerram às 23h59 dessa segunda-feira, o Ceará é destaque no número de inscrições para o concurso, principal via de acesso às instituições públicas de nível superior. Até agora, o Ceará é o primeiro do Nordeste em número de registros.


As provas, usadas para o ingresso do aluno no ensino superior, serão nos dias 26 e 27 de outubro em todos os Estados e no Distrito Federal FOTO: JL ROSA



De acordo com balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), no último dia 27, o Ceará só perde para São Paulo, que registra o maior número por estado, 809.608, e Minas Gerais, com 564.401 inscritos. O Ceará vem em terceiro lugar, com 393.454, seguido do Rio de Janeiro, com 379.318 candidatos, o que o coloca como primeiro do Nordeste na quantidade de candidatos inscritos para o certame.



Em todo o País, até o dia 24, 5.199.918 estudantes fizeram o cadastramento. O número se aproxima do total do ano passado, 5,8 milhões. A expectativa é ultrapassar os 6 milhões de participantes. As provas serão nos dias 26 e 27 de outubro em todos os Estados e Distrito Federal.



Para o psicólogo e mestre em Educação Marco Aurélio de Patrício, esse número elevado de inscrições se deve aos bons resultados dos estudantes cearenses em concursos nacionais. "O Estado tem se destacado em vários concursos e isso tem aumentado a autoestima dos nossos estudantes. Além disso, os cearenses não consideram um empecilho ter que estudar em outro Estado".



Outro fator que pode influenciar o interesse dos cearenses pelo Enem, na opinião de Marco Aurélio de Patrício, é a condição financeira dos estudantes. "No Ceará, nós temos muitos pobres, e o Enem é a principal porta para as instituições públicas de ensino superior", destaca.



Por acreditar que é possível mudar de vida com o ingresso em uma faculdade, a estudante Ione Nascimento, 21, irá fazer, pela primeira vez, o Enem. "Terminei o ensino médio há três anos, mas nem ligava pra faculdade, queria era trabalhar. Agora estou só estudando, inclusive para concursos públicos", disse.



O técnico em edificações Weyne Tavares irá se submeter ao Enem pela terceira vez, mas pretende mudar a estratégia para conseguir uma vaga no curso de Engenharia Civil. "Antes, estudei sozinho, mas vou me matricular em um cursinho particular".



Inscrições



A inscrição é confirmada apenas após o pagamento da taxa de R$ 35, que pode ser efetuado até o dia 29. Estão isentos os concludentes do ensino médio em 2013, matriculados em escola pública e quem tiver renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.



Os interessados em fazer a prova devem se inscrever pelo site do Enem. O resultado do exame é usado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior. O desempenho também é requisito para participar dos programas Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).



Mais informações: Para inscrições, o Site do Inep http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem/


KELLY GARCIAREPÓRTER
Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...