quinta-feira, 30 de maio de 2013

COMUNIDADES E MOVIMENTOS

Professor Valdeni Cruz


Outro dia me perguntaram o que viria a ser uma comunidade. Comunidade se faz na unidade de pessoas. Pessoas estas que se junta para um propósito comum. No caso dos cristãos, as comunidades existem para viverem uma experiência de fé e testemunharem esta fé para o mundo. Mas será que é assim que temos visto? E que o dizer das divisões, do fechamento de alguns que se voltam somente para os Próprios interesses?

É assim que se faz comunidade? O que foi que disse Jesus: não se ascende uma lâmpada para colocar debaixo da mesa, mas em cima da mesa para que outros vejam e assim sejam iluminados. Grupos e comunidades que se fecham no seu próprio mundo como se fossem os mais perfeitos e vivem a julgar os outros, creio que esteja fora do projeto que propôs Jesus para seus discípulos. Pior ainda é quando os supostos santos de certas comunidades e grupos ousam em suas pregações de chamar até o Santo Padre o Papa de coitadinho. Isso porque o Papa vai estar no Rio de Janeiro na Jornada Mundial da Juventude e vai ver algumas apresentações culturais seculares. Não precisa ser muito inteligente para entender que pregações como estas beiram a insanidade. Pessoas santas não se julgam santas, mas reconhecem sua pequenez e rezam para o próprio Deus intervenha na vida daqueles que nós achamos que não santos.

O Próprio Papa Francisco disse numa pregação que ele tem pecados e muitos pecados e olhe que ele é chamado de sua santidade.  A comunidade que Jesus deseja é aquela que ama os pecadores, embora rejeite o pecado. O fanatismo leva normalmente a alienação, ao julgamento e às vezes a heresia. Em alguns casos o risco é tão grande que se tornam seitas dentro da igreja de Deus. Livre-nos Senhor. É preciso estar com a igreja. Fugir dos ensinamentos que vem do cerne da igreja é um risco. Há Movimentos e comunidades dentro da igreja que foram verdadeiros cenáculos de bênçãos para a igreja, já produziram muitos frutos, mas ninguém sabe qual foi o motivo, algumas perderam o foco e se fecharam em si, deixando de atrair o povo para Deus passando a levar o povo a viver em torno de alguns que se auto - intitulam como profetas e sabedores de tudo o que Deus vai fazer. Ousam a julgar, a seu modo, pessoas que não concordam com determinadas práticas e atitudes tomadas pela comunidade ou grupo. Às vezes a soberba e tanta que julgam a própria hierarquia da igreja. Assim já nos alertam alguns Bispos pelo Brasil a fora sobre estes determinados movimentos. São coordenadores de grupos de oração, comunidades e movimentos. Estes não escutam ao Bispo, ao padre, não participam de eventos de outras comunidades e proíbem que seus membros possam participar destes eventos que não são de suas próprias comunidades. Há ainda os que dizem que somente o que suas comunidades ou movimentos fazem é de Deus ou é ungido. Ousam a dizer que o que os outros fazem não tem a unção do Espírito Santo ou ainda que é coisa do demônio. Vejam a que pontos chega a sapiência de alguns. É realmente preocupante quando um cristão chega a agir assim.

Uma coisa precisamos entender: O Espírito Santo nunca divide. Se estamos divididos e dividindo, alguma está errada. Deus nos dê a graça de estar grudados na árvore que é a igreja. Se assim estivemos o resto se acerta e tudo estará de acordo com os planos de Deus.

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...