sábado, 1 de junho de 2013

Olá professores e servidores de Pentecoste!!!

Professor Valdeni Cruz

Vocês estão prontos para a luta em favor de seus direitos?

Esta é a pergunta que como sindicatos estamos lançando a partir de hoje. Como todos sabem, o Sindsep de Pentecoste vem desde o início do ano conversando com a nova gestão na expectativa de que a Prefeita seja sensível à causa dos profissionais da Educação do Município de Pentecoste, garantindo aos mesmos todos os seus direitos. Já tivemos algumas reuniões com o propósito de que situações fossem resolvidas da melhor maneira possível. Sabemos que a educação de Pentecoste vive problemas crônicos há muito tempo. Durante os últimos 8 anos vivemos um embate intenso em favor dos servidores da educação. A maior dessas lutas foi no início de 2009, quando entrou em vigor a lei do Piso Nacional do Magistério. Na ocasião os nossos professores tiveram a coragem de se manifestar em seu próprio benefício fazendo valer a Lei. Para pressionar o prefeito na época, os professores foram capazes de entrar num estado de greve. Paralisamos meio expediente de nossas atividades para exigir nossos direitos. Conseguimos. Mas, ainda continuamos na luta para que a lei fosse cumprida no diz repeito a Licença Prêmio e o Quinquênio, retirado ainda na época do Prefeito Antonio Carneiro.

Depois de todo esse tempo, continuamos com outras lutas. O Piso já está implantado, mas o Quinquênio e a Licença Prêmio continuam sendo descumpridos. Estas causas continuam na justiça, mas como sabemos, a justiça trabalha a passos de tartaruga e vezes faz vistas grossas favorecendo ao poder.

Mas os problemas da educação de Pentecoste vão muito além. Parece que há uma total desorganização , o que dificulta compreendê-la. Digo isto, por causa do que tem acontecido. Primeiro, o grade número de contratados. De repente se coloca esses contratados para fora com a justificativa e que a folha de pagamento está muito alta. Depois dizem que é preciso demitir por causa da Lei de responsabilidade Fiscal. Quando é de repente, os que haviam sido colocados pra fora e retornaram. O que é que está havendo afinal? Será que não sabem realmente o que estão fazendo? Se chegaram a uma conclusão para as demissões não era porque estavam ocupando espaços desnecessários? E se retornaram qual é a justificativa? Desse modo, nos levam a crer que a coisa está desorganizada.

Pior é ver toda esta desorganização e a administração querer implantar mais projetos. Assumir responsabilidades que não sabem que impactos podem trazer para o município. Uma dessas questões é a realização do Concurso que é tão necessário e urgente. Porem, como se faz um concurso se não tem dimensão da realidade do município. A lei do 1/3 de planejamento dos professores que já deveria ter sido implantado e ainda não entrou em vigor. E assim são vários outros problemas de ordem administrativa que comprometem a realização de um concurso. Desse modo acontece em outras áreas como saúde e etc.

Temos visto pelos pronunciamentos da Senhora  Prefeita que ela parece ter boa vontade, mas parece que a boa vontade não está fazendo acontecer o que precisa acontecer. É verdade que ainda podemos dizer estamos num começo de mandato, mas já são quase 6 meses e acreditamos que já dá para se noção de todo o funcionamento da máquina pública. Por isso exigimos mais empenho quanto as questões de interesse público e principalmente no que refere ao cumprimento das leis existentes no país.  

Portanto, convocamos nossos professores e a todos os servidores à se prepararem para a luta. O diálogo só é possível até onde dá. Quando os gestores não mudam seu comportamento em relação aos servidores então é hora destes tomarem posição.

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...