terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Em homilia nesta manhã, Papa falou de paz e alegria, destacando a necessidade de uma Igreja alegre no anúncio de Cristo


Da Redação, com Rádio Vaticano
Não se pode pensar em uma Igreja sem alegria, diz Papa
Papa lembrou que a alegria da Igreja é anunciar Cristo / Foto: L’Osservatore Romano
A Igreja deve ser sempre alegre como Jesus, disse o Papa Francisco na Missa celebrada nesta terça-feira, 3, na Casa Santa Marta. O Pontífice destacou que a Igreja é chamada a transmitir a alegria do Senhor aos seus filhos, uma alegria que dá a verdadeira paz.
A homilia do Santo Padre concentrou-se no binômio paz e alegria. Da primeira leitura, vinda do Livro do profeta Isaías, ele observou o desejo de paz que todos têm. Trata-se de uma paz que, como diz o profeta, levará a Cristo. Do Evangelho, Francisco destacou que se pode ver um pouco da alma de Jesus, do seu coração alegre.
Este lado de Jesus nem sempre é alvo do pensamento dos fiéis, observou Francisco, dizendo que é comum pensar em Jesus rezando, curando, caminhando, mas não há o hábito de pensar em Jesus sorrindo, alegre. Mas Cristo era cheio de alegria, uma alegria interior que Ele dá a cada um.
“Esta alegria é a verdadeira paz: não é uma paz estática, quieta, tranquila. Não. A paz cristã é uma paz alegre, porque o nosso Senhor é alegre. E também é alegre quando fala do Pai: ama tanto o Pai que não pode falar Dele sem alegria”.
E sendo alegre, Jesus quis que a Igreja também o fosse. Dessa forma, o Santo Padre disse que não se pode pensar em uma Igreja sem alegria, alegria esta que é justamente anunciar o nome de Jesus. Ele recordou as palavras do Papa Paulo VI, que dizia que a alegria da Igreja é evangelizar.
“Mesmo na sua viuvez – porque a Igreja tem uma parte de viúva que espera o seu esposo voltar –  a Igreja é alegre na esperança. O Senhor dê a todos nós esta alegria, esta alegria de Jesus, louvando o Pai no Espírito. Esta alegria da nossa mãe Igreja na evangelização, no anunciar o seu Esposo”.

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...