sábado, 25 de janeiro de 2014

Francisco incentiva maior participação da mulher na Igreja

Contribuição feminina 

SÁBADO, 25 DE JANEIRO DE 2014, 12H09


Destacando o papel importante da mulher na Igreja, o Papa Francisco incentivou uma presença eclesial feminina ainda mais ativa
Da redação, com Rádio Vaticano
O Papa Francisco recebeu, no final da manhã deste sábado, 25, na Sala Clementina, cerca de 300 participantes no Congresso Nacional do Centro Feminino Italiano. O evento, que acontece em Roma, teve início nesta sexta-feira, 24 e segue até amanhã, com o tema: “Aquele passo a mais: regenerar a vida, cultivar a esperança”.
O objetivo desta Associação feminina é trabalhar para a construção civil, social e cultural de uma democracia unida e a convivência, baseada no respeito dos direitos humanos e da dignidade da pessoa, segundo o espírito e os princípios cristãos.
Em seu discurso aos presentes, o Santo Padre recordou os quase 70 anos de atividades do Centro feminino Italiano, em prol da formação e da promoção humana, além do testemunho sobre o papel da mulher na sociedade e na comunidade eclesial.
Ao citar o documento do Beato João Paulo II “Mulieris dignitatem”, sobre a dignidade e a vocação da mulher, o Papa disse:
“Eu também quero destacar a indispensável contribuição da mulher na sociedade, de modo particular a sua sensibilidade e intuição em relação ao próximo, ao fraco e indefeso. Alegro-me ao ver o grande número de mulheres, que compartilha de algumas responsabilidades pastorais, mediante o acompanhamento de pessoas, famílias e grupos e a reflexão teológica”.
Neste sentido, o Bispo de Roma fez votos de que “tais espaços possam se ampliar e contar com uma maior e incisiva participação da presença feminina no seio da Igreja”. Estes espaços novos e responsabilidades – recomendou – devem expandir-se, não apenas na esfera eclesial, mas também na esfera pública, civil, profissional e familiar.
“A presença da mulher, no âmbito familiar, se revela ainda mais necessário na transmissão dos sólidos princípios morais às gerações futuras, como também na transmissão da própria fé. Isto só é possível com o discernimento e a reflexão sobre a realidade da mulher na sociedade, que pressupõe uma oração assídua e perseverante”, destacou Francisco.
Com efeito, segundo o Papa, é no diálogo com Deus, iluminado pela sua Palavra e irrigado pela graça dos Sacramentos, que a mulher cristã procura sempre responder ao chamado de Deus, sustentado pela presença materna de Maria. “Que Ela possa indicar o caminho para descobrir e aprofundar o significado e o papel da mulher na sociedade, na Igreja e sua missão no mundo”, concluiu.
Fonte: http://noticias.cancaonova.com/francisco-incentiva-maior-participacao-da-mulher-na-igreja/

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...