domingo, 26 de janeiro de 2014

INÍCIO DO ANO LETIVO DE 2014 EM PENTECOSTE

Professor Valdeni Cruz




Chegamos a mais um final de recesso de trabalho. Amanhã, 27 de janeiro, daremos inicio a mais uma jornada educacional de trabalho deste ano de 2014. Temos 200 dias letivos para tentar educar e formar cidadãos para viverem numa sociedade cada vez mais caótica e desacreditada por quase todos.
Deus nos ajude. Hoje conversando rapidamente com uma colega de trabalho ao sair da missa, disse a ela: amanhã começa. E ela disse: É. Deus nos ajude. É verdade! Deus nos ajude. Os desafios são grandes. Os problemas vivenciados por nossa sociedade é digna de pena. Estamos cercados por toda sorte de problemas e uma infinidade de situações que desembocam em nossas salas de aulas. Nós, por outro lado, como professores, somos os receptores destas situações e esperam que nós possamos resolver muitos destes problemas. Esperam que sejamos os salvadores de uma pátria que vem se desmoronando a cada dia que passa.
Mas, aqui vamos nós para mais este ano de desafios. Que sejamos capazes de ir além do que vemos. Que nossas esperanças se sobreponham aos nossos medos e temores. Que não tenhamos medo do leão, ainda que seu rugido seja forte. Do contrário, também nos, sucumbiremos.
É preciso estar acima de todos os sentimentos negativos. Como cada um de nós recebeu uma missão, a nossa é esta: educar. Mas, como educar? É preciso promover o encontro de nossos alunos consigo mesmos, com suas próprias histórias, confrontá-los consigo mesmos. É preciso ensinar a nossos alunos a se libertarem de suas prisões, de seus medos. É necessários fazê-los quebrar as portas das cavernas da escuridão que os matem prisioneiros da verdadeira liberdade. Este é nosso desafio.  Não é fácil, mas é preciso.
Que nossas salas de aulas possam se tornar o ambiente ideal para a libertação das mentes de nossos jovens. Que não sejamos cúmplices de um fracasso ainda maior de nossa juventude.

Avante, pois ainda há esperanças.

Seja bem vindo ano de 2014

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...