quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

O BARATO OU A ECONOMIA AS VEZES FICA MAIS CARO

´Prego de gasolina´ rende multa e danos ao veículo


Há quem trafegue no carro só com o tanque na reserva. O perigo de ficar encostado é grande e real

Passa um posto e outro.Têm pessoas que olham para o ponteiro, vêen que está na reserva, e continuam rodando. E se o próximo posto não der tempo? Nessa insegurança, muitos ficam no caminho e o jeito é chamar alguém para um empurrãozinho. "Meu Deus, que vergonha".

Para quem não sabe, as leis de trânsito para esse péssimo exemplo dá multa. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu artigo 26, diz que: "Antes de colocar o veículo em circulação nas vias públicas, o condutor deverá verificar a existência e as boas condições de funcionamento dos equipamentos de uso obrigatório, bem como assegurar-se da existência de combustível suficiente para chegar ao local de destino".

Multa

O artigo 180 do CTB também define como infração de natureza média deixar o veículo imobilizado na via por falta de combustível, independentemente de estar atrapalhando o trânsito. Isso resulta em multa de R$ 85,13, quatro pontos no prontuário e até a remoção do veículo, dependendo do local.

Por isso, se quiser mesmo economizar, abasteça antes de chegar à reserva.

E para especialistas, essa ilusão de estar economizando ao evitar as bombas, pode acabar aumentando os gastos com manutenção. "Essa atitude de rodar constantemente com o tanque quase vazio (o nível da reserva pode variar entre 5 e 10 litros) pode trazer danos a alguns componentes do sistema de alimentação e fazer com que a conta da oficina fique mais alta", explica o chefe de oficina da Belfort, Edilson Pinto.

"O resultado é a queima da bomba de combustível. Esse é um dos problemas que o motorista que adora rodar com a luz amarela de alerta de pane seca pode ter."

E para os experts, o conserto não sai barato, pois dependendo do modelo, uma bomba pode custar até R$ 300.

"Isso sem falar no preço da mão de obra para a troca e no transtorno que vai provocar, dependo da hora e do local em que ela queimar", explica o profissional.

Para quem não sabe, a bomba tem como função levar o combustível que está no tanque para o sistema de alimentação do motor. Atualmente, a maioria delas é acionada por um motor elétrico e fica dentro do tanque.

Talvez por isso, muitos mecânicos afirmam que ela pode queimar caso não esteja submersa no combustível, que teria a função de resfriá-la. Mas a verdade é que ele pode ajudar na refrigeração, mas a bomba não queima pelo fato de não estar mergulhada por inteiro.

"Isso não provoca a sua queima, embora ajude no resfriamento e possa, com isso, prolongar a sua durabilidade", afirma o Carlos Alberto, mecânico há 10 anos.

No amarelo

Mecânicos também explicam que o problema maior de quem roda sempre com o tanque na luz amarela é a sujeira, que fica acumulada no fundo do tanque e vai acabar sujando o pré-filtro - componente que também fica dentro do tanque. A durabilidade vai depender exatamente da qualidade dessa manutenção. Se ela for bem feita, a bomba pode durar o mesmo que o motor. A Bosch alerta que não existe reparo de bomba de combustível. Uma vez diagnosticado algum tipo de problema, ela deve ser substituída, pois trata-se de um produto "selado", que se for aberto perde a garantia de funcionamento perfeito. Portanto, pense duas vezes antes de evitar uma bomba de combustível, ok? 

Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...