´Prego de gasolina´ rende multa e danos ao veículo
Passa um posto e outro.Têm pessoas que olham para o ponteiro, vêen que está na reserva, e continuam rodando. E se o próximo posto não der tempo? Nessa insegurança, muitos ficam no caminho e o jeito é chamar alguém para um empurrãozinho. "Meu Deus, que vergonha".
Para quem não sabe, as leis de trânsito para esse péssimo exemplo dá multa. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu artigo 26, diz que: "Antes de colocar o veículo em circulação nas vias públicas, o condutor deverá verificar a existência e as boas condições de funcionamento dos equipamentos de uso obrigatório, bem como assegurar-se da existência de combustível suficiente para chegar ao local de destino".
Multa
O artigo 180 do CTB também define como infração de natureza média deixar o veículo imobilizado na via por falta de combustível, independentemente de estar atrapalhando o trânsito. Isso resulta em multa de R$ 85,13, quatro pontos no prontuário e até a remoção do veículo, dependendo do local.
Por isso, se quiser mesmo economizar, abasteça antes de chegar à reserva.
E para especialistas, essa ilusão de estar economizando ao evitar as bombas, pode acabar aumentando os gastos com manutenção. "Essa atitude de rodar constantemente com o tanque quase vazio (o nível da reserva pode variar entre 5 e 10 litros) pode trazer danos a alguns componentes do sistema de alimentação e fazer com que a conta da oficina fique mais alta", explica o chefe de oficina da Belfort, Edilson Pinto.
"O resultado é a queima da bomba de combustível. Esse é um dos problemas que o motorista que adora rodar com a luz amarela de alerta de pane seca pode ter."
E para os experts, o conserto não sai barato, pois dependendo do modelo, uma bomba pode custar até R$ 300.
"Isso sem falar no preço da mão de obra para a troca e no transtorno que vai provocar, dependo da hora e do local em que ela queimar", explica o profissional.
Para quem não sabe, a bomba tem como função levar o combustível que está no tanque para o sistema de alimentação do motor. Atualmente, a maioria delas é acionada por um motor elétrico e fica dentro do tanque.
Talvez por isso, muitos mecânicos afirmam que ela pode queimar caso não esteja submersa no combustível, que teria a função de resfriá-la. Mas a verdade é que ele pode ajudar na refrigeração, mas a bomba não queima pelo fato de não estar mergulhada por inteiro.
"Isso não provoca a sua queima, embora ajude no resfriamento e possa, com isso, prolongar a sua durabilidade", afirma o Carlos Alberto, mecânico há 10 anos.
No amarelo
Mecânicos também explicam que o problema maior de quem roda sempre com o tanque na luz amarela é a sujeira, que fica acumulada no fundo do tanque e vai acabar sujando o pré-filtro - componente que também fica dentro do tanque. A durabilidade vai depender exatamente da qualidade dessa manutenção. Se ela for bem feita, a bomba pode durar o mesmo que o motor. A Bosch alerta que não existe reparo de bomba de combustível. Uma vez diagnosticado algum tipo de problema, ela deve ser substituída, pois trata-se de um produto "selado", que se for aberto perde a garantia de funcionamento perfeito. Portanto, pense duas vezes antes de evitar uma bomba de combustível, ok?
Diário do Nordeste
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