domingo, 4 de janeiro de 2026

2026 chegou e, com ele, novos acontecimentos

04 de janeiro de 2025

O novo se inicia e, com ele, a realidade que se impõe

Alguns estão à procura de um novo emprego, pois seus contratos anteriores se encerraram. Outros irão assumir postos de trabalho mais importantes; há também aqueles que serão realocados. Alguns conquistarão a vaga tão esperada por meio de concurso público, enquanto outros se aposentaram e não retornarão mais ao mercado de trabalho.

Imagem criada com inteligência artificial


Entre tantos acontecimentos relevantes previstos para 2026, como a Copa do Mundo, por exemplo, teremos também as eleições para os mais altos cargos do poder político: Presidente da República, Governadores, Senadores, Deputados Federais e Deputados Estaduais.

Milhares de pessoas estão se colocando à disposição da sociedade como pré-candidatos. Algumas já são figuras conhecidas, que passam a vida inteira na política, sugando os recursos e a energia da população. Outras estão “com o pé quase lá”, apenas esperando o momento certo para avançar.

Para a realização de uma eleição no Brasil, são necessários bilhões de reais para custear as campanhas eleitorais, tornando o nosso processo eleitoral um dos mais caros do mundo. Esses recursos são distribuídos entre os partidos e variam conforme o tamanho da legenda e de sua bancada, alcançando valores altíssimos.

Os caciques e os velhos “macacos” da política nós já conhecemos muito bem. Os discursos se repetem: prometem transformar o Brasil, os estados e os municípios em verdadeiros paraísos. No entanto, quando assumem o poder, a grande maioria passa a defender os próprios interesses, em detrimento do bem comum. Defendem o poder econômico com unhas e dentes, pois, em sua maioria, esses representantes são empresários, agropecuaristas e, em alguns casos, até figuras ligadas ao crime organizado vêm adentrando a política.

Entre os mais jovens que se aventuram na vida política, muitos são herdeiros do patrimônio político dos pais. Outros enxergam a política como um caminho de interesses escusos, ao perceberem nela uma oportunidade de lucrar, desviando recursos que deveriam ser destinados à população na forma de políticas públicas.

Existem ainda os políticos do campo ideológico, que acreditam no bem comum, nas ideias e se envolvem nesse espaço movidos por sonhos, esperanças e motivações legítimas. Há também os chamados influenciadores digitais, que adquiriram visibilidade, muitas vezes sem qualquer noção do que seja a política em sua essência — governar para a população — e que, em diversos casos, acabam sendo eleitos apenas para provocar danos ao país.

Essa é a nossa realidade: marcada por uma mistura de representações que, no fundo, não têm demonstrado capacidade de transformar o Brasil em uma nação com altos patamares de prosperidade e progresso. Vivemos sempre à espera de que algo aconteça para que o progresso finalmente chegue.

Quando olhamos com mais atenção para os nossos representantes, somos tomados por sentimentos de vergonha e decepção. São pessoas egocêntricas, vaidosas e que, em sua grande maioria, não demonstram preocupação real com os verdadeiros problemas do país.

Vivemos uma polarização excessiva entre direitistas e esquerdistas, uma disputa estéril que parece não ter fim. Enquanto isso, ficam de fora as discussões sérias sobre projetos de futuro para o Brasil. Temas fundamentais como educação, saúde, saneamento básico, infraestrutura e tantos outros são tratados de forma superficial, pois os políticos insistem em levá-los para o campo restrito de suas ideologias.

Uma parcela significativa da classe política apresenta o chamado “complexo de vira-lata”, defendendo interesses estrangeiros, intervenções militares e ideias completamente fora de contexto para quem deseja uma nação forte, soberana e próspera. Por outro lado, há os autodenominados esquerdistas que, muitas vezes, não conseguem tirar o país do atraso, insistindo em conceitos ultrapassados que já não fazem sentido para a maioria da sociedade, exceto para aqueles que vivem do radicalismo ideológico.

Dessa forma, continuam sendo defendidas ideias antipopulares e ultrapassadas, o que gera atraso e confusão nos debates que deveriam ser sérios e produtivos. É triste, mas é a realidade.

A complexidade dessa situação não se esgota em poucas colocações. São assuntos que precisam ser debatidos, refletidos e “ruminados” diariamente, em todos os espaços da sociedade. Nós somos parte de tudo isso. Somos responsáveis diretos pelo que nos acontece. Permanecer indiferente é permitir que outros decidam por nós, sem que busquemos conhecimento ou ação — e isso nos torna cúmplices.

É necessário um choque de realidade. Muitas vezes parece que estamos anestesiados, como se tudo o que acontece fosse normal. No entanto, não é.

Portanto, precisamos fazer parte ativa do processo histórico da vida. Não podemos permanecer apenas na plateia, como meros espectadores. É preciso subir ao palco da existência, participar da apresentação, ir aos bastidores, retirar as máscaras dos atores e compreender a realidade em sua totalidade. Só assim teremos condições de intervir conscientemente nos rumos do nosso próprio empreendimento social, enquanto participantes de uma sociedade e enquanto cidadãos verdadeiramente conscientes.

Por Valdeni Cruz

sábado, 3 de janeiro de 2026

RATEIO DO FUNDEB PARA PENTECOSTE - CE 2025 - AS PERGUNTAS CONTINUAM

No último mês de dezembro, o assunto que mais se ouvia por parte dos servidores da educação, era sobre RATEIO do FUNDEB.

Imagem do Google


O rateio do Fundeb refere-se à distribuição de sobras de recursos que não foram utilizados para pagamento de pessoal, especificamente quando o percentual de pelo menos 70% do Fundo não é gasto integralmente. Se houver sobras, o gestor é obrigado a fazer o rateio ao final de cada exercício, podendo essas sobras ser distribuídas como bonificações ou abonos para os profissionais da educação. A Lei do Fundeb (Lei 14.113/2020) estabelece que, no mínimo, 70% dos recursos totais devem ser destinados ao pagamento da remuneração dos profissionais da educação básica em efetivo exercício.

Os recursos do FUNDEB para o ano de 2025, aqui em Pentecoste, era estimado em 75 milhões de reais, 13 milhões a mais que em 2024. Porem, o valor foi ainda maior, ultrapassando as cifras de 76 milhões, o que passou dos 14 milhões a mais que em 2024. No ano de 2024, como o município não atingiu os 70% com pagamento de pessoal, rateou as sobras, no valor de 5 milhões de reais. No ano de 2025, o município concedeu reajuste do Piso acima do valor nacional. Enquanto o aumento do Piso Nacional foi de 5,27%, o Prefeito concedeu 5,50%. No mês de agosto concedeu uma gratificação aos Secretários escolares, no valor de 50% do salário deles. Só lembrando que o total de Secretários Escolares não passam de 15. Outra classe contemplada com uma gratificação, também de + ou - 50%, foi a dos motoristas, em torno de 50 profissionais. Isso tudo no segundo semestre. Também no segundo semestre, os professores temporários passaram a ter direito ao 1/3 de planejamento e ainda um grande número de pessoas foram contratadas para ser auxiliares de sala, monitores, condutores. 

Ainda que tenha havido um aumento na folha de pagamento, devemos lembrar que isso já ocorreu do segundo semestre para cá. Portanto, em se tratando de tantos recursos previstos a receber, se espera que as sobras dos recursos fossem bem significativos.

Por se tratar de tantos de recursos, e por não ter havido implementação das referências ou outras vantagens aos profissionais, muita gente esperava que o rateio fosse ser muito mais do que no ano passado. Isso porque os valores dos 70% foi bastante considerável.  

No dia em que foi encaminhada para a Câmara o Projeto de Lei que tratava do pagamento do Rateio, vereadores da base aliada do Prefeito, chegaram a dizer que o rateio desse ano seria o maior de todos os tempos. Que agora o Prefeito ia fazer valer o direito dos profissionais da Educação. Porém, para a surpresa de todos, o valor a ser rateado foi menor do que no ano passado. A pergunta correu o mundo logo depois que povo começo a constatar que recebeu valores menores que no ano passado. 

Após a decepção vieram as perguntas; o que houve com o dinheiro? Não tinham dito que seria o maior de todos os tempo? Daí surgiram muita conversas nas redes sociais. Alguns com razão, outros sem nenhuma noção dos fatos. Isso porque as pessoas vivem numa expectativa tão grande que perdem a noção da realidade. Surgem conversas daqui e dali e as pessoas ficam iludidas. Quando a realidade chega e não atende as expetativas, se decepcionam.

Após toda a repercussão, o Prefeito vem a público, por meio de um vídeo, e diz que, apesar de ter vindo muito dinheiro, houveram muitos investimentos na contratação de servidores, novos professores, gratificações e, por isso mesmo, só sobrou esses quase 5 milhões. Disse ter ainda um certo valor em conta para pagar os que não receberam, devido a alguns problemas técnicos.

Até agora estamos com o que foi dito. Nos próximos dias esperamos ver a publicidade desses dados concretos para que tenhamos a certeza de que tudo foi feito corretamente.  

03 de janeiro de 2026


Por Valdeni Cruz






ESTADOS UNIDOS ATACAM A VENEZULEA E CAPTURAM MADURO

Na madrugada desse sábado, 03 de janeiro de 2026, os Estado Unidos atacaram a Capital da Venezuela, Caracas, numa grande operação militar, onde foram ouvidas e vistas várias explosões a várias bases militares. Com ataques precisos, soldados americanos puderam chegar a residência de Nicolás Madura e captura-lo. Alguns registros foram feitos onde foi possível gravar diversas imagens de helicópteros sobrevoado os ares, acompanhadas de muitas explosões. 

O governo americano mostra imagem de Maduro já em poder dos soldados americanos a caminhos dos  Estados Unidos, onde deverá ser julgados por diversos crimes.

Mais tarde, após a operação, Trump fez um pronunciamento e disse que a operação foi bem sucedida e que os Estados Unidos irão assumir o controle do país até que o mesmo tenha condições de seguir seus rumos políticos de maneira justa. Disse também que tomará as empresas de petróleo da Venezuela, dizendo que o Estados foram roubados durante anos, pois investiram na construção dessas empresas e as mesmas passaram a ser controlada pelo regime de Madura, causando prejuízos enormes ao país. Que recuperará os prejuízos e que os lucros que virão a partir da exploração desse petróleo em grande escala, vai servir para melhorar a vida do próprio povo venezuelano.

Por outro lado, é essa situação ocorrida na Venezuela é muito grave. Os Estados Unidos atacou um país soberano, ignorando as Leis internacionais, a ONU e etc.,  com a justificativa de que o país é responsável pelo grade volume de tráfico de drogas que vai para os Estados Unidos. 

Nós, aqui, no Brasil, devemos ficar bem temerosos com essa situação. Afinal de contas, nunca se sabe o que está por vir no futuro. Hoje foi a Venezuela, amanhã ninguém sabe onde será.

Imagem do G1

Por Valdeni Cruz


2026 chegou e, com ele, novos acontecimentos

04 de janeiro de 2025 O novo se inicia e, com ele, a realidade que se impõe Alguns estão à procura de um novo emprego, pois seus contratos ...