sábado, 18 de dezembro de 2010

Diplomação de Dilma Roussef

Dilma: ´governar para todos` 
Edição de sábado, 18 de dezembro de 2010 
Em sua diplomação, presidente fez questão de ressaltar sua condição de mulher à frente do país
Depois de traçar um ministério com o maior número de mulheres da história, a presidente eleita, Dilma Rousseff, direcionou o rápido discurso de diplomação, ontem, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para as brasileiras. Ao receber o documento, das mãos do presidente da Corte, Ricardo Lewandowski, Dilma prometeu ´honrar` o gênero e fazer um governo de união. ´Recebo este diploma com alegria e disposição para empenhar todo o meu esforço, para honrar as mulheres, cuidar dos mais frágeis e governar para todos. Neste momento em que recebo o diploma mais alto da democracia, quero reparti-lo com cada brasileiro e cada brasileira, conto com todos e todas e todos podem contar comigo`, disse a presidente. Ao contrário de Lula, que chegou a soluçar no ombro do ex-presidente do TSE Nelson Jobim, ao receber o diploma presidencial em 2002, Dilma fez um discurso contido, sem esquecer do antecessor.

O texto foi elaborado pela própria presidente, sem contribuição de nenhum auxiliar. Na cerimônia, no plenário do TSE, compareceram 100 pessoas, das quais 34 convidadas de Dilma. O destaque ficou para a família. Dilma Jane, mãe da presidente eleita; a filha, Paula, acompanhada do marido. Outra que chamou a atenção foi Marcela, esposa do vice-presidente eleito, Michel Temer, que não costuma circular por Brasília.

O discurso de Dilma durou seis minutos. Foi tempo suficiente para pincelar prioridades e, indiretamente, convocar o apoio feminino, ao afirmar que a vitória encheu as mulheres de orgulho. Dilma citou educação, segurança e saúde como prioritários e voltou a pregar estabilidade econômica e liberdade de imprensa. Ressaltou que a expectativa em cima de seu governo deve-se à gestão com recorde de popularidade de Lula.

´Sei da responsabilidade de suceder um governante da estatura do presidente Lula. Vamos descobrir uma força absoluta, que a cada dia se renova, a força da união do nosso país, de nossa nação`. Depois da cerimônia, Dilma seguiu para o Itamaraty, onde o presidente Lula ofereceu um coquetel em sua homenagem. 

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...