sexta-feira, 1 de abril de 2011

Reunião de negociação 31/03/2011

Foto: Valdeni Cruz
Professor Valdeni cruz

Hoje houve mais uma reunião de negociação entre prefeitura e SINDSEP. A reunião girou em torno do reajuste de servidores que estão há algum tempo sem receber reajuste, como é o caso de secretários escolares, motoristas e outros. Mas uma vez foi nos pedido um prazo para se ver a possibilidade desse reajuste, pois segundo a administração, está muito difícil a situação do município, devido as perda de recursos nos últimos anos. Porém, ficou marcada uma nova reunião para a próxima quarta - feira, quando realmente se cumprirá o prazo sobre a questão do levantamento de dados de pessoal para que, de acordo com as possibilidades, possa ser pensada um percentual de reajuste.
A reunião pautou-se também em torno da incorporação da pós-graduação do profissionais do magistério, que ainda está no impasse, bem como a questão das quatro horas de planejamento dos professores que já consta no Plano de Cargos e Carreira e que ainda não está sendo cumprido. O problema dessa pós-graduação é que se comenta sobre a legalidade de se incorporá   essa pós que alguns professores tem. Pois no Plano de Cargos e Carreira, consta que para valer é preciso que a pessoas seja formada em uma área especifica e que tenha a pós também na área de atuação. Esse é o embate. Para tanto, ficou firmado que nesses próximos dias pedirão um parecer do Conselho de Educação do Estado para resolver a situação.
Uma boa notícia é que os professores já receberam o seu salário 
Foto: Valdeni Cruz
já com o piso nacional, que é de 1.187,00 para quem tem 200 horas com nível médio. Claro que esse valor vai ser acrescido de acordo com a formação e o tempo de cada pessoa.
Gostaria de dizer aqui da importância dessas rodadas de negociação. Todos temos aprendido com tudo que é discutido. Hoje tivemos na reunião a presença de Prefeito João Bosco. Isso demonstra que não há nada que possa impedir de pessoas sensatas se encontrarem para pensar em formas de melhorar a vida do nosso povo. Eu particularmente acredito no diálogo. O Prefeito pode sentir que os anseios do Sindsep não é outro se não o bem do município. Não estamos correndo atrás de benefícios particulares, mas sim de todos os servidores, seja ele filado ou não.
 Quer ele defenda o sindicato ou não.

Foto: Valdeni Cruz
Continuamos na luta acreditando que juntos faremos muito. Não é julgando, condenando, fazendo política e de revolta barata que se chega a algum lugar. Se chega a qualquer lugar caminhando pra frente e da maneira certa, coerente com seus princípio. Durante a conversa foi dito por parte do Arnold e também pelo Prefeito, que é importante a presença do sindsep nessa luta, pois dessa forma ajuda a ver os problemas que as vezes um administrador não consegue ver. Da mesma forma, agente que não está administrando, aprende com a apresentação de dados, planilhas, prestação de contas, entrada e saída de recursos. Ficamos sabendo dos problemas de funcionários, das situações que agente aponta como sendo erros graves e também de algumas injustiças que se comete, fazendo a diferença entre funcionários de mesmo cargo. Tudo isso só se torna clara quando se abre as portas para o sol da verdade entrar e no caso da coisa pública só acontece com a participação popular atuando, fiscalizando e estando presente. Não adianta a crítica sem ação. Esse tipo de critica se torna infrutífera.


foram discutidos ainda sobre efetivação de professores que já tem 100 horas e outros funcionários mas não firmado nada enquanto não se tiver um parecer oficial e amparo total e legal da Lei para que que se possa tomar medidas seguras para os servidores.
Estiveram presentes nessa reunião:

Dra. Valeria ( Vereadora)
Claudia Melo (Presidente do SINDSEP)
Valdeni Cruz (Vice-Presidente do SINDSEP)
Professora Eridan
Professora Antonia Nogueira (Nete)
Professor Absalão
Rejane (Sec. do SINDSEP)
Dra, Clara
Assessor Arnold
Professor e Sec. de Educação Interino (Clayton Meneses)
Williane (Lila)
Prefeito João Bosco Pessoas Tabosa 

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...