sábado, 28 de maio de 2011

Claudia Melo, Presidente do sindsep - Pentecoste


A Educação de Pentecoste mais uma vez entra em decadência.  Da Crede 02, ao qual Pentecoste está inserida, dos quinze (15) Municípios, Pentecoste está em décimo quinto lugar, ou seja, no final, no último lugar.

Venho a me perguntar. Em quem será que a Administração, a Secretaria de Educação vai por a culpa? Será que mais uma vez é culpa dos professores, “pessoas despreparadas ou sem responsabilidade” como sempre gosta de falar a Secretária de Educação do Município?
Venho a indagar mais uma vez: Como um Município que recebe tantos recursos do Fundeb pode chegar a este resultado?

Todas estas perguntas poderão ser respondidas por todos nós, e sinceramente falo com toda convicção, por ser professora e por neste momento representar a classe como Presidente do Sindicato, de que poderia ser muito diferente.
Falar de nossa realidade é fácil, basta abrir os olhos e observar a falta de valorização aos profissionais do Magistério. Temos um Plano de  Carreiras ao qual nos permite "alguns" direitos, não aqueles direitos que nos deveria ser resguardados, mas alguns direitos. E estes “alguns” direitos que estão garantidos no PCR do Magistério ainda não são cumpridos pela atual Administração. 

É, exigir é muito fácil, principalmente quando você não tem competência para gerir, para administrar.
Vamos à realidade das escolas. Professores têm como ferramenta de ensino o giz, o quadro e o apagador, salas de aula muitas vezes super lotadas, salas sem ventilação ou até mesmo sem uma boa iluminação. Quando ainda se encontra gestores escolares exigindo o máximo sem nada contribuir. Graças a Deus não é o caso de todas as escolas, mas de algumas.
Nosso salário não nos permite ter uma vida digna, não desejando o luxo, mas a possibilidade de sobreviver. Não temos direito a um tempo para  planejamento, muito menos tempo para estudarmos, para nos preparar melhor como profissional da educação.
Não podemos isto, nem aquilo. Mas devemos “tudo”.

Quero citar aqui algumas falas da professora Amanda Gurgel quando diz que “os professores não são salvadores da Pátria, não nos cabe receber este tão grande peso.”
Ainda afirma, “Existe uma realidade, que é péssima, que prejudica milhares de pessoas, com a qual vossas excelências não se importam”. 

Nossa realidade é esta, o recurso aumenta, a cobrança aumenta e o nosso salário continua sendo uma vergonha; nossos direitos negados, e a educação continua sendo uma catástrofe.
Precisamos tomar consciência de que a educação é muito importante para nós professores, pais e comunidade que sonha em dias melhores. Os gestores estão preocupados em “estudar” formas de negar o direito dos profissionais do magistério.
Façamos diferente, observe, julgue a realidade e exija uma melhor educação para Pentecoste.
Precisamos de mudanças, imediatamente.


Professora Claudia Melo
Presidente do Sindsep


Publicado pelo Sindsep Pentecoste

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...