quinta-feira, 26 de maio de 2011

Protestos contra a distribuição de livros - Política - Diário do Nordeste

Clique para Ampliar
Entrega do título de cidadão cearense ao ministro
 Fernando Haddad, ontem, na Assembleia Legislativa

As reclamações dos deputados não ecoaram quando da solenidade em homenagem ao ministro da Educação

No dia em que o ministro da Educação, Fernando Haddad, esteve na Assembleia Legislativa para receber o título de cidadão cearense, ontem, deputados criticaram projeto do Ministério da Educação (MEC) que prevê um kit educacional com a intenção de combater a homofobia. Ontem, mesmo, antes das declarações do ministro, no Ceará, a presidente Dilma Rousseff já havia anunciado a suspensão desse material.



No dia anterior, no mesmo plenário da Assembleia, o ministro da Educação foi criticado por conta da distribuição de um livro que ensina os estudantes a falarem errado. O deputado Carlomano Marques (PMDB) foi quem levantou a questão, destacando as reportagens das revistas nacionais. Vários deputados apoiaram as críticas

Ontem, o deputado Ronaldo Martins (PRB), anunciando ter feito um estudo minucioso do que havia visto para ser disponibilizado aos brasileiros, disse que conheceu o material quando participou da audiência pública na Câmara dos Deputados, ocasião em que foram divulgados alguns vídeos de combate a homofobia nas escolas. O parlamentar afirma ter ficado preocupado com o tipo de abordagem contido na proposta do MEC.

Ronaldo Martins afirmou não ter gostado também da apresentação feita pelo secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério, André Lázaro, que segundo o deputado, fez um comentário infeliz sobre um beijo lésbico contido no material.

"Quem assistiu ao vídeo, pôde perceber que não há qualquer preocupação do MEC em tratar a questão com a seriedade e importância que merece. Um agente público dizer abertamente que ele e a sua equipe perderam três meses para resolver a profundidade com que a língua de uma menina entraria na boca da outra, é digno de avaliação sobre a competência e ética desse cidadão", reclamou.

Ronaldo Martins deixou claro ser contrário que alunos de sete anos de idade, com a personalidade ainda em formação, assistam vídeos de orientação homossexual. Na sua opinião, uma conversa franca entre professores e alunos causaria um resultado bem mais eficaz e inteligente do que tentar impor um comportamento homossexual nas escolas. O pronunciamento do parlamentar ganhou apoio de outros deputados.

Debate suspenso

Em entrevista, antes de ser cidadão cearense, o ministro Fernando Haddad disse que esse debate está suspenso. Ontem, notícias veiculadas na mídia nacional informavam que a presidente Dilma Rousseff mandou suspender a produção e distribuição de vídeos e cartilhas contra a homofobia, devido a reação negativa das bancadas religiosas no Congresso.

A decisão da presidente foi informada pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, a deputados das bancadas evangélica, católica e da família. Eles ameaçaram obstruir as votações de interesse do Governo na Câmara dos Deputados.

Na sessão de terça-feira da Assembleia, o alvo das críticas ao ministério da Educação foi um livro distribuído pelo MEC a quase meio milhão de estudantes, "Por uma Vida Melhor". A obra defende a ideia de que erros gramaticais são aceitáveis na língua falada. O deputado Carlomano Marques, ontem, voltou a falar do assunto cobrando uma posição do ministro.

Em relação a esse assunto o ministro da Educação informou que está resolvido. "As pessoas que criticaram o livro não o tinham lido, o que foi uma pena, porque sacrificaram uma professora que dedicou 20 anos da sua vida à educação de adultos", pontuou.

Conforme Haddad, a Associação Brasileira de Linguística manifestou-se contrária "a posição sectária de alguns setores da sociedade" contra a professora autora do livro.

Na Assembleia, deputados acreditam que a obra é um desrespeito à língua portuguesa. O deputado Carlomano que voltou a abordar o tema ontem tem o apoio de vários outros colegas. Ele sugeriu que os deputados, aproveitando a presença do ministro da Educação, pedissem o recolhimento dos 500 mil livros. Porém não houve manifestação nesse sentido.


Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...