quarta-feira, 7 de setembro de 2011

CE necessita de políticas públicas

Publicado em 7 de setembro de 2011 
Clique para Ampliar
Estudo contou com o apoio da Fiocruz e indicou condições para produção de medicamentos no Estado 
DIVULGAÇÃO
O Ceará apresenta um quadro da condição da saúde da população que indica a necessidade de atenção mais forte das políticas públicas, apesar de avanços como a implantação do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF), especialmente o Programa Agente Comunitário da Saúde, e ter reduzido o índice de mortalidade infantil. O complexo da saúde do Ceará é pressionado pela demanda por serviços de baixa complexidade, ao mesmo tempo em que oferece serviços sofisticados de médias e altas complexidades. Outro tipo de pressão sofrido é de caráter espacial, ou seja, a oferta de serviços de saúde de média e alta complexidades tem sido concentrada na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), especialmente na capital.

Essas são algumas das constatações da pesquisa "Potencialidades e Perspectivas para o Desenvolvimento do Complexo Econômico Industrial da Saúde no Estado do Ceará". Desenvolvido no ano passado, com o apoio e financiamento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do governo do Estado do Ceará, o estudo foi coordenado pelo professor Jair do Amaral Filho, do Departamento de Teoria Econômica da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Segundo lembrou o coordenador do escritório da Fiocruz em Fortaleza, Carlile Lavor, a pesquisa buscou identificar as condições no Estado para o desenvolvimento do Polo Industrial de Produtos de Saúde, ou seja medicamentos e equipamentos. "É preciso reduzir a importação desses produtos, como uma forma de baratear os preços e atender melhor as necessidades da população", citou.

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...