quinta-feira, 8 de setembro de 2011

O dia em que a Rede Globo teve que falar mal de sí mesma


Por Mídia Interessante

Alguns momentos marcaram a televisão brasileira, entretanto, este foi um dos mais abrasivos. Você já imaginou a Rede Globo de Televisão das Organizações Roberto Marinho, infrigindo o padrão Globo de jornalismo, a terceira maior rede de comunicação do mundo, falando mal dela mesma publicamente no ar em directo. Isso mesmo caro leitor, foi o que aconteceu na noite de 15 de março de 1994. Ficou conhecido em: O dia em que a Globo falou mal da Globo. Foi no Jornal Nacional, mais de 68% dos televisores  brasileiros ligados. Com uma voz firme e deslumbrante como sempre Cid Moreira  no ar ao vivo para todo o Brasil, dizia a seguinte frase:

"Em Complemento a setença do juiz de direito ... Nota do senhor Leonel de Moura Brizola... - ...Tudo na Globo é tendencioso e manipulado. Não reconheço à Globo autoridade em matéria de liberdade de imprensa, e basta para isso olhar a sua longa e cordial convivência com os regimes autoritários e com a ditadura de 20 anos que dominou o nosso país..."


Sim leitor ele disse isso! Não era um pedido de demissão do Cid Moreira, ou ele se revoltou e queria fazer uma revolução midiática. Era um direito de resposta obrigatório para ser declamado no ar.
O âncora do JN (Jornal Nacional) transmitia um direito de resposta concedido pela Justiça ao ex-governador Leonel Brizola, que redigiu o texto a próprio punho, após ser a acusado, no próprio Jornal Nacional, de "declínio da saúde mental e mente senil" e "deprimente inaptidão administrativa" por tentar proibir a transmissão do Carnaval no Brasil. Alguns jornais na época diziam que milhares de brasileiros deveriam ter se espantados com o texto de Brizola, lido no programa jornalístico mais assistido no mundo falando mal de sí mesmo. Foram os mais 3 longos e interminantes minutos para a Rede Globo. Assista:



ESG
fonte: http://www.dihitt.com.br/barra/o-dia-em-que-a-rede-globo-teve-que-falar-mal-de-si-mesma

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...