segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Comentário sobre uma entrevista do Prefeito de Pentecoste


Durante um programa de rádio, no município de Pentecoste, o Senhor Prefeito foi entrevistado e, durante a entrevista lhe foi perguntado sobre diversos assuntos. Entre eles: educação, saúde, construção de obras, etc.

Em sua fala o senhor prefeito pautou suas ações no campo das obras, ou seja, a reforma de algumas escolas e construção de outras, como é o caso da Pró-infância.

O entrevistador pergunta ao prefeito como ele se sente diante de tantas realizações em sua administração. É claro que diante de uma pergunta como essa, como não dizer que se sente realizado. O que o entrevistador não entende é que uma autoridade pública, seja ela qual for, sendo eleito pelo povo deve sim de fato corresponder com as expectativas do povo que o elegeu. O povo espera que suas vidas melhorem de alguma forma. Seja na educação, na saúde, no social, na cultura etc.

Num determinado momento da entrevista, o senhor prefeito disse que pediu a secretaria de educação para não fazerem maquiagem quanto à realidade da educação do município. Eu digo: se tivesse feito isso seria um crime. Se quisermos de fato melhorar as coisas não se pode maquiar nada. Assim deve ser em tudo dentro de uma administração pública. Saibam os senhores leitores que o município de Pentecoste é um dos que mais recebe recursos do FUNDEB. Prova disso é que em 2011 o município de Pentecoste recebeu mais de 16 milhões de reais. Eis o motivo pelos quais os professores receberam rateio. Mas, não pensem ninguém que o rateio foi pago assim por vontade do gestor. Antes, porém, para quem não sabe, foi preciso que o Ministério Público ouvindo ao apelo do SINDESP (SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DE PENTECOSTE), junto a Promotora de Justiça, por meio de uma TAC (Termo de Ajuste de Conduta), pudesse firmar entre as partes: prefeitura e sindicato, um acordo de que sobrando recursos do FUNDEB, fosse repassado aos professores que estão em sala de aula. Desse modo, foram repassados aos professores mais de 800 mil reais. A partir deste acordo o sindicato ficou acompanhando todos os recursos e a folha de pagamento.

Sendo assim, entende-se que pode-se fazer mais pela educação de Pentecoste, principalmente na questão dos salário dos professores que não recebe aumento há pelo menos 6 anos. O aumento que os professores vem recebendo a cada ano deve-se ao piso salarial nacional. Mas se dependesse da administração não teríamos tido nenhum aumento. E mais, o Plano de Cargos do Magistério, aprovado pela Câmara de vereadores, só estava no papel. Foi preciso que a justiça determinasse o cumprimento quanto ao pagamento da pós-graduação do povo etc. Mas, ainda estamos sem poder usufruir de nosso terço da carga horária para o planejamento. Pra se ter uma idéia, o piso só foi implantado porque o sindicato entrou em estado de greve e pressionou para sua execução. Do contrario é bem possível que não tivéssemos tido sua implementação. A prova disso são os outros profissionais que não recebem salário mínimo. Estes, por sua vez, estão há 6 anos sem aumento algum. Todos os anos o salário mínimo aumenta e os salários destes congelaram. Isso significa dizer que quem varre a rua e nunca precisou estudar vai passar a ganhar quase a mesma coisa de quem investiu em sua formação para ocupar os cargos que ocupam. Será que isso não é uma injustiça ou no mínimo um desrespeito? Claro que sim. Mas sobre isso o entrevistador não pergunta para o entrevistado. Ora, não pergunta por que sabe que não terá resposta, pois durante os primeiros meses de 2011 o sindicato se reuniu três vezes para que vissem com bons olhos a situação desses trabalhadores que prestam um serviço a este município. Porem, o que recebemos foram sempre desculpas e uma choradeira sem fim. Sempre diziam: não tem dinheiro. E realmente esses funcionários passaram em branco. Daí fica a pergunta: será que não se pode fazer criticas? Será que este governo é realmente excelência total? Não seria um exagero, uma demagogia?  

Acho que falta sim respeito pelo trabalhador que diariamente está no batente fazendo seu serviço para melhorar a vida de nosso povo. Mas não se pode dizer o mesmo quando se trata do respeito da administração nessas circunstâncias. Isso é desprezo pelo humano. Podemos até ter belíssimas construções e é justo que tenhamos, pois para isso pagamos nossos impostos. Por outro lado, estes prédios só funcionam com atuação e o trabalho de profissionais. Porem, se estes são desvalorizados, desrespeitado, como é que se pode esperar que prestem um bom serviço? 

Eu não seria aqui injusto e dizer que o prefeito não tem seus méritos. Seria uma ignorância de minha parte. Se tivesse essa intenção faria, visto que já fui até chamado de “doente” pelo senhor prefeito simplesmente por fazer uma pergunta. Mas não é o caso. Faço apenas considerações a respeito dos fatos, pois afinal de contas sou um formador de opinião e acima de tudo, cidadão de PENTECOSTE.

Sim. O senhor prefeito tem seus méritos e com certeza ninguém poderá tirá-los. Entretanto, muitas vezes aqueles que estão no poder não conseguem digerir as criticas que se fazem a respeito deles. Muitos se acham acima da lei e de todos. Desconsideram por serem pessoas simples e aparentemente não lhes causará nenhum efeito contrário. Mas, se estas criticas começam a mudar a opinião pública, ai começam a querem abafar. Isso era comum antigamente e ainda hoje. Acontece que hoje há mais facilidades para se comunicar e se ter acesso a essas informações. Um blog simples, por exemplo, pode vir a incomodar e muito. É o caso dos blogs de Pentecoste, que na sua simplicidade tem despertado na sociedade de Pentecoste o interesse pelo que acontece na política de Pentecoste como um todo.

A critica precisa ser vista como algo normal, seja ela boa ou ruim. Todos estão sujeitos as criticas e se tratando de uma autoridade pública, com certeza essas criticas tendem a serem maiores.

Uma coisa é certa: mesmo que se diga que já se fez muito e que Pentecoste nunca viu tanto desenvolvimento, sabemos que muito precisa ser feito. Temos certeza que poderia e pode ser feito muito mais. Mas seria bem mais nobre, que além de citar a todo pulmão construção de obras faraônicas, fosse dito também com toda força que iria dar um aumento significativo a classe trabalhadora. Ou ainda dizer para todos que vai fazer um concurso público para selar seu mandato. Isso seria uma grande iniciativa, pois deixaria centenas de pessoas seguras em seus empregos e não viveriam sobre a ameaça constante de demissão ou a não contratação no ano seguinte. Por outro lado evitaria pessoas despreparadas assumindo postos de trabalho. Aquele comentário de que isso é cabide de emprego sumiria. Seria uma boa. Que tal!

Pentecoste ainda tem muita carência de formação, de lazer, cultura. Isso todo mundo nota. E mais, se há criticas é porque está tendo o que criticar ou é por pura inveja, que eu tenho certeza que não é o caso. O povo aumenta, mas não inventa, já diz o ditado. A discordância sempre vai haver. Até porque toda unanimidade é burra. O bom mesmo é a discordância. É preciso dizer que talvez por causa dos críticos seu governo tenha melhorado e cometido menos erros, como Vossa Excelência disse em algumas oportunidades. As criticas nos ajudam a nos aperfeiçoarmos e se não tem fundamento se desfará com o tempo.

Senhor Prefeito siga em frente. Use de sua capacidade de trabalho para fazer com as pessoas que mais fazem por este município sejam contemplados por este trabalho.

Não me considero um blogueiro do demônio. Também quero dizer que meu blogger não só noticia coisas ruins, alias acho que quase não tem nada de desagradável.  Meu blogger tem muita cultura, poesia, filosofia, leitura, evangelismo e muitas outras coisas, mas também tem artigos políticos e sobre este ultimo tem realmente muita critica. Sem falar que publico muitos assuntos sobre Pentecoste e não são coisas negativas, muito pelo contraio, são artigos que engrandecem essa terra.

Falo de Pentecoste porque amo esta terra, como já escrevi em outros artigos, mas espero que este seja melhor, principalmente no quesito política. Espero que esta cidade saia da sarjeta e desse sistema de politicagem barata, paternalista, assistencialista e coronelista. Espero que um dia a política de fato vise o bem comum, que é o seu objetivo, onde a coletividade seja beneficiada. Que os políticos sejam eleitos por méritos e carisma e não porque herdou traços de outros ou pela força do dinheiro que compra a consciência daqueles que não pode defender-se diante dos lobos corruptores e destruidores de sonhos futuros. Se esse dia chegar soltarei o grito preso dentro de mim dizendo: a democracia de fato é possível. Enquanto isso não acontece vou tecendo meus comentários e artigos. Artigos esses sem o calor de ressentimentos, mágoa ou coisa parecida, mas artigos que expressam a minha liberdade para dizer o que penso, usando sempre da responsabilidade e do respeito para com quem quer que seja, ainda que estes me desrespeitem. 

Busco a cada dia a maturidade que o conhecimento pode me trazer.

Grato a todos os leitores diletos pela apreciação desses artigos.

Comente!

Professor Valdeni Cruz
      

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...