quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Renascer: a cultura de um carnaval diferente


A escritora cearense Emmir Nogueira afirma que as grandes transformações sempre surgem a partir de um pequeno grupo de pessoas mobilizadas por um objetivo comum. Foi assim a origem do Renascer, retiro de carnaval pioneiro na cidade de Fortaleza. Moysés Azevedo junto a outros jovens da Comunidade Shalom decidiram oferecer para o fortalezense uma opção de carnaval diferente, livre dos excessos e dado à promoção dos valores que edificam a vida e a família. Desde 1986 o Retiro acontece nos três dias de carnaval.
À época havia encontros católicos no período momino mas voltados a quem já era engajado na Igreja. A nova inspiração era oferecer um equipamento que pudesse congregar todos em três dias oração, reflexão e muita alegria.
O palco do primeiro Renascer foi a quadra do colégio Piamarta. Reuniu pouco mais de mil pessoas em 3 dias de realização. No ano seguinte o público saltou para o número de 3 mil. Na quarta edição a organização contabilizou a presença de 7 mil pessoas. Já em 1990 o evento precisou migrar para o ginásio Paulo Sarasate, único espaço a comportar os participantes que na última edição em 2011 chegou a receber uma média de 12 mil pessoas por dia.
O evento cresceu e se expandiu. Promovido pela Comunidade Shalom acontece em várias capitais brasileiras e até fora do país. Deste modo vai se construindo uma cultura de paz no período em que muitos afirmam que tudo se pode fazer.
Os participantes não consomem bebida alcoólica e são tomados de uma alegria que não esgota na quarta-feira de cinzas. Não há ressaca, nem física, nem moral. Quem vai para o evento não perde nada, ao contrário, agrega. De perto e de longe, crianças, jovens e adultos, todos convivem em harmonia, promovem o respeito e juntos constroem uma cultura de paz.
De domingo a terça do carnaval o Paulo Sarasate se transforma em um local de irradiação de amor e fé. Quem vai é bem recebido, seja ele católico, crente ou não crente. O clima é de confraternização e segurança.
A pregação da palavra de Deus é um dos pontos altos do Retiro. Moysés Azevedo e Emmir Nogueira pregam as sagradas escrituras em palavra viva, tocante. Que transforma vidas, que propõe novos desafios, que dá novos rumos. O dia é coroado com a celebração da eucaristia e momentos de oração e adoração ao Santíssimo Sacramento aprofundam os participantes nos mistérios da fé.
O Renascer foi o primeiro grande evento do Shalom e neste ano é o primeiro a comemorar os 30 anos de ação evangelizadora da Comunidade que foi reconhecida pela Sé Romana como uma Associação Internacional Privada de Fieis de Direito Pontifício.

Portal shalom

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...