quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Igreja Católica lança Campanha da Fraternidade com tema sobre saúde pública


Mariana Lopes

Com o propósito de levar a sociedade e as autoridades a refletirem sobre a atual situação da saúde pública, a Igreja Católica lançou nesta quarta-feira (22), a Campanha da Fraternidade 2012, com o lema “Que a Saúde se Difunda sobre a Terra”.
Mas muito além da reflexão, o intuito maior é motivar ações concretas das pastorais da igreja e, principalmente, dos órgãos competentes pela saúde pública. Em todo o Brasil, durante a Quaresma, período que compreende desde a Quarta-Feira de Cinzas (22/02) até o Domingo de Ramos (01/04), o assunto será discutido para que haja mais dignidade aos pacientes nos hospitais.
Segundo o bispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, em dezembro foi feito um mapeamento de todas as internações da Capital, incluindo Uneis e asilos, quando foram levantadas e enumeradas as principais deficiências encontradas nestes locais. “Temos que lutar para que o SUS cumpra com a finalidade dele e aprimore o atendimento”, disse o religioso.
Embora a campanha seja em amplitude, a ideia é também trabalhar em cima de particularidades dentro da saúde pública. Em uma palestra ministrada pelo professor Rivaldo Venâncio, os principais problemas pontuados em Campo Grande e no Estado foram falta de estrutura, negligência com fatos considerados causas externas, como por exemplo acidentes de trânsito, carência de projetos estruturantes e rede concentrada na estrutura hospitalar e não na rede ambulatorial.
Efeitos
De acordo com Dom Dimas, a campanha já surtiu efeitos. No próximo dia 29, haverá uma sessão na Assembleia Legislativa voltada ao assunto e receberá autoridades da Igreja Católica. No dia 4 de abril, uma audiência pública também levantará discussões sobre a saúde pública. E no dia 15 do mesmo mês, a prefeitura irá transformar a Cidade do Natal na Cidade da Saúde, quando será realizada campanha sócio-educativa.
Escolha do tema
Dom Dimas explica que o tema é escolhido dois anos antes do início de cada Campanha da Fraternidade, através de sugestões enviadas da população e de membros da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Segundo ele, o martelo foi batido pela saúde pública devido a muitas sugestões de vários anos consecutivos. “Não é de hoje que esse assunto requer atenção”, afirma o líder da Igreja Católica de Campo Grande.
Amparim Lakatos
No próximo domingo (26), será a abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2012, com uma missa que envolve todas as paróquias de Campo Grande, no Poli Esportivo Dom Bosco, às 16h. A celebração é aberta à população.

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...