sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Nível de rios e açudes no CE é considerado baixo




Em 2011, o rio trussu sofreu
a maior cheia em sete anos
O nível de armazenamento de água nos rios e açudes do Ceará em 2012 é menor do que o volume apresentado no mesmo período do ano passado. Seis açudes no Ceará estão acima de 90%, mas ainda nenhum sangrou.
Em fevereiro de 2011, seis açudes já haviam sangrado e mais cinco estavam com o nível próximo a 100%, segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), os açudes e rios que devem sangrar em breve são o Gavião (Pacatuba), Tijuquinha (Baturité), Trussu (Iguatu), Muquém (Cariús), Valério (Altaneira) e Junco (Granjeiro).
Os dados chamam atenção pela possibilidade de mais uma cheia no Rio Trussu, na região Centro-Sul do Estado, em Iguatu. No ano passado, muitas famílias sofreram com o aumento de 3 metros no nível do leito do rio. Os moradores da comunidade Santa Clara, próxima ao local, ficaram impedidos à época de transitar pela região, devido à água. O açude está hoje com um volume de cerca de 92%.
O Corpo de Bombeiros em Iguatu informou que uma operação diferenciada já foi programada para evitar que os transtornos causados pela cheia se repitam.
Balanço de chuvas
A Funceme registrou chuva em 37 municípios cearenses no período de 7h da noite de quinta-feira (23) até as 7h da manhã desta sexta-feira (24). A cidade de Baixio, no Cariri, foi a que teve o maior registro, com 71 mm.

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...