segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

80 vítimas da tragédia em Santa Maria ainda estão em estado grave, diz ministro


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou nesta segunda-feira (28) que cerca de 80 vítimas do incêndio que atingiu a boate Kiss, em Santa Maria (RS), ontem, ainda estão em estado grave.
20% dos feridos tiveram queimaduras consideradas graves FOTO: Folhapress
Ao todo, 82 pessoas permanecem internadas em hospitais da cidade e outras 39 foram transferidas para Porto Alegre. Padilha disse que 20% dos feridos tiveram queimaduras consideradas graves, que correspondem a mais de 30% do corpo. A grande maioria sofreu intoxicação respiratória.
O ministro apontou ainda que cinco médicos do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, vão para ser encaminhados para o local, para auxiliar o socorro. Ao todo, 231 pessoas morreram no incêndio em uma das principais casas noturnas da cidade, famosa por receber estudantes universitários.
O fogo começou na espuma de isolamento acústico, quando um dos integrantes da banda que se apresentava acendeu um sinalizador, que atingiu o teto, segundo a Defesa Civil. O guitarrista da banda Gurizada Fandangueira, Rodrigo Lemos Martins, também disse à reportagem que o fogo começou depois que o sinaleiro (chamado por ele de "sputinik") ter sido aceso.
Um segurança da casa e o vocalista da banda tentaram apagar o incêndio, afirma o guitarrista, porém o extintor não funcionou.
Um velório coletivo das vítimas acontece desde a noite de domingo (27) no CDM (Centro Desportivo Municipal) e grande parte dos enterros está previsto para acontecer nesta segunda. No início da manhã foi feito um ato ecumênico no ginásio, celebrado pelo arcebispo da cidade, dom Hélio Adelar Rupert.
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...