terça-feira, 7 de maio de 2013

REUNIÃO NA CÂMARA DE VEREADORES COM PREFEITA, VEREADORES, SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS, SECRETÁRIOS, ENTRE OUTROS


Professor Valdeni Cruz

Na noite desta segunda-feira, na Câmara Municipal de Pentecoste, realizou-se uma reunião muito importante. Trata-se de uma reunião que a Prefeita convidou os Vereadores, Secretários municipais, sindicato e representantes da Secretaria de Educação bem como a presença de professores, diretores, entre outros. 

 A reunião pautou-se em torno das demissões que ocorreram na semana passada. Só lembrando: na passada foram demitidos um grande número de professores temporários. Estas demissões causaram certo mal-estar para a administração da Prefeita Ivoneide. Foram críticas vindas de todos os lados.
A questão foi parar na Câmara de Vereadores, nas redes sociais, nos programas de rádio etc. Muitos dos demitidos procuraram de imediato os vereadores na esperança de que a situação fosse resolvida. O problema é que a folha de pagamento está inchada. Muita gente contratada, o que impossibilita o cumprimento da Lei de Responsabilidade fiscal, além de haver muitas irregularidades. Há um grande número de contratos temporários e que muitos professores efetivos não estão nas suas devidas funções. É um problema que já vem se arrastando de longas datas.  Essas demissões ocorreram em massa ainda no ano passado logo após as eleições, o que causou o grande transtorno na época. Todos sabem que no ano passado a situação se sustentou até as eleições, o que caracteriza, uma estratégia política para se ganhar as eleições. A verdade é que chegamos ao fim do ano de 2012 e os professores ficaram sem receber o retroativo referente ao aumento do Piso de janeiro e fevereiro.
Entramos em 2013 com uma nova Gestão. A nova Prefeita sem conhecer bem o funcionamento maquina pública, os arranjos e os problemas relacionados à pasta da educação, que é mais complexa, lotou o pessoal, tentando dar um jeitinho. Acontece que chegou o momento que não deu pra segurar a situação. O jeito foi demitir. Como todos sabem que se demitem os temporários. Foi o que aconteceu. É uma situação difícil pra qualquer gestor. Politicamente é um risco, mas se tiver intenção de fazer a coisa certa então tem que se fazer.
A partir de agora, pretende-se apropriar-se da realidade e só então criar caminhos para se solucionar os problemas. Esta reunião aconteceu para isso: tentar compreender toda a situação, ouvir os vereadores, o sindicato, as pessoas que estiveram presentes para poderem analisar a visão de cada um desses dos setores envolvidos no processo.
Depois de muitas colocações, chegou-se a conclusão de que, se quisermos mudar a realidade de nosso município de Pentecoste, é preciso tomar decisões firmes. Fazer o que tem que ser feito para que num futuro bem próximo possamos visualizar um caminho mais promissor em nossa educação e na melhoria da qualidade de vida de nosso povo.
Uma dos caminhos apontados e defendido por todos e pela Prefeita é o Concurso Público. Porém, até para se fazer um Concurso Público é preciso saber como. Daí a necessidade de se fazer um levantamento minucioso de toda estrutura da rede educacional do município para se chegar à conclusão das carências de professores.
Também foi defendida a implantação dos direitos dos professores que ainda não são cumpridos, como é o caso dos quinquênios e do 1/3 de planejamento. Tudo isso precisa ser discutido antes da decisão de um concurso público. Lembrando que o concurso deverá acontecer até julho deste ano. É bom frisar que o Concurso Público é o meio mais justo e legal para se contratar pessoas para o serviço público.
Dentre os que manifestaram sua fala citamos a Prefeita Ivoneide Moura, Daniel Castro, vereador, Claudia Melo, Diretora Sindical, Professor Valdeni Cruz, Presidente do Conselho Municipal de Educação e Diretor Sindical, Eridan Castro, Diretora Sindical, Zeca Amorim, Daniel Gomes, Vereador, Valdelice Braga, Presidente da Câmara Municipal, Vicente do Zuza, Vereador, Deca, Vereador, Gardel Paiva, Vereador, Raimundo Moura, Conselheiro Tutelar,  Secretário de Esportes, Miguel Martins, João Flavio, Assessor Político da Prefeita,  Zé Filho, Secretário do Meio Ambiente, Vereador Manuel Forte, Sr. Carlos, Contador. Pra finalizar as falas, a Secretária de Educação, Alaíde Guimarães, fez suas considerações finais de toda a situação da educação do município e das decisões que estão sendo tomadas com a intenção de melhorar toda a questão educacional do município de Pentecoste. O novo sempre é muito difícil e, em se tratando de demissão, ai é que este novo é doloroso. 
Enfim, acredito que estamos dando os primeiros passos para uma gestão democrática em nosso município. É através da gestão democrática que se constrói políticas voltadas para os interesses reais da população.  

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...