quinta-feira, 9 de maio de 2013

SINDSEP PENTECOSTE PARTICIPA DE REUNIÃO COM PREFEITA, VEREADORES E SECRETARIADO


A Prefeita de Pentecoste, Ivoneide Moura, esteve no Sindsep Pentecoste neste dia 06 de maio, segunda-feira, pela manhã, para convidar o Sindicato a se fazer presente em uma audiência na Câmara Municipal de Pentecoste ao qual abordaria as demissões ocorridas no Município, bem como um debate em torno da Educação do Município.
A reunião ocorreu à noite onde a Prefeita teve a oportunidade de apresentar aos Vereadores, Secretários e representantes do Sindsep o motivo ao qual a levou a fazer tais demissões.
A mesma também abordou o fato de professores não estarem comprometidos com a educação, prova disso, disse a mesma que, o resultado do Spaece novamente foi triste para o Município. Que não compreendia o porquê dos professores não estarem fazendo o melhor, e que coordenadores e diretores anteriores se recusavam a retornarem para a sala de aula, como se isto os menosprezassem e afirmou ainda que, os professores que tiverem laudo médico, ou seja, impossibilitados de irem para a sala de aula, iriam para o INSS, e os que devem aposentar-se, irão aposentar-se. Afirma que “o Município não tem dívida com os professores”.
Em sua fala, a Prefeita foi enfática em tomar decisões aos quais irão mudar radicalmente o quadro ao qual se encontra o Município. Ao finalizar sua fala, ficou facultada aos presentes que se manifestassem.
Em seguida, Claudia Melo, Diretora de Finanças do Sindsep pediu a palavra e iniciou sua fala comentando sobre as demissões ocorridas no Município, falou das irregularidades que vem apresentada no Município na folha do Fundeb, dos contratos temporários que fazem indicação de pessoas que não estão na sala de aula mais estão na folha dos 60% do Fundeb, tal irregularidade já havia sido apresentada ao Ministério Público desde o ano passado. Bem como as gratificações absurdas de alguns funcionários, atos também irregulares. Solicitou à Prefeita que a mesma não generalize quando acusa professores de não cumprir suas funções, e que o Município têm excelentes profissionais.
Claudia ainda enfatizou a luta do Sindicato a favor do Concurso Público, luta ao qual o Sindicato vem fazendo no decorrer dos cinco anos, estando denunciando até mesmo na PRT.
A mesma enfatiza a fala da Prefeita quando diz que “irá mandar todos os professores sem condições de estar na sala de aula para o INSS”. Claudia afirmou que quem decide se o professor está apto ou não é o médico que o acompanha, e que todo servidor tem o direito à reabilitação e não será a Prefeita que tomará esta decisão. Outro fato enfatizado apresentado pela representante do Sindsep é que “o Município deve sim aos professores” há uma dívida da diferença do Piso referente a janeiro e fevereiro de 2012, e que o Município recebeu no dia 30 de abril deste ano um reajuste financeiro de 2012, e que o mesmo deve pagar imediatamente os professores aquilo que os deve. Ainda em sua fala, a representante do Sindsep fala para a Prefeita e os presentes que estimular professores não era só com dinheiro e sim com valorização, respeito e reconhecimento, não esquecendo que a valorização de seu salário também é fundamental. Fala ainda que, o Município tem a responsabilidade de cumprir as Leis, de garantir a valorização. Solicita a reorganização da CGC, onde apresentará a avaliação de desempenho ao qual valorizará os profissionais do Magistério, da implantação de 1/3 para o planejamento, que é Lei ainda não cumprida, o qüinqüênio descumprido no Município, a Licença Prêmio, a elaboração do Estatuto,a Conferência da Educação que ainda não se discute, mas é de fundamental importância ao Município e solicita uma Gestão Democrática.
A representante do Sindsep fala dos Servidores da Saúde, aos quais 76% são contratados, sita o direito a insalubridade, da periculosidade, ainda não cumpridos no Município, do PCR destes servidores aos quais possibilitarão a valorização real de seus cargos e funções e enfatiza o não reajuste salarial há sete anos que atormenta a todos, e que desvaloriza os profissionais.
Claudia enfatiza ainda os servidores técnicos administrativos que também necessitam em caráter de urgência da reformulação do PCR que poderá valorizar todas as categorias administrativas.
Finaliza suas palavras dizendo aos presentes que não se pode mais viver apenas de conversa, de estudo e sim que concretização de fatos. Pentecoste precisa aprender a valorizar aqueles que verdadeiramente constroem o Município, que são os Servidores Públicos. Pede ainda à Prefeita que, não construa sua Administração apenas com prédios e sim com valorização dos Profissionais que fazem o município crescer.

EM RESUMO:
O Sindsep Pentecoste defende a realização de Concurso Público, o Reajuste Salarial para todas as categorias corrigindo as perdas salariais, o Plano de Carreira da Saúde, pagamento do Quinquênio aos servidores da Educação e está trabalhando para que essas reivindicações sejam atendidas. Na última reunião com a Prefeita Municipal e na presença de todos os Vereadores e Secretários Municipais (segunda, dia 06 de maio), a diretora Cláudia Melo fez um pronunciamento inflamado contra as irregularidades e omissões do município e em favor da valorização dos servidores públicos municipais de Pentecoste. O SINDSEP CONTINUA NA LUTA!!
 
http://pentecostesindsep.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...