quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

CÂNTICOS LITÚRGICOS NA IGREJA - PRECISA MELHORAR

Professor Valdeni Cruz

Preciso fazer uma colocação sobre Nossa Igreja Matriz (Nossa Senhora da Conceição), porque é a que eu frequento. Vou analisar aqui os corais. Não me levem a mal mas vou falar em nome de muitas pessoas que conheço e que, se não são grandes músicos, entendem um pouco e sabem diferenciar uma coisa da outra. Quem não gosta de uma boa música sacra? Creio que todos nós. E aqui me refiro a beleza de nossa música litúrgica.


Dia 27 de Dezembro, sexta-feira, foi a Missa dos concludentes. Quem esteve lá pode ver e sentir a Igreja cheia de música. Músicas bem executadas tanto pelas vozes quanto pelos instrumentos. A gente percebe a mudança atmosférica na igreja. Parece que naturalmente o ambiente eleva as almas para Deus.

Em contrapartida, existem outras vezes que mesmo sendo a Missa, onde o que mais importa é o Cristo que se transforma no altar, sentimos como que uma nostalgia pelas músicas litúrgicas que são cantadas. Em umas vezes tem muito som de instrumentos, em outras muitas vozes desafinadas, gritadas e desarmonizas, mal cantadas, mal ensaiadas...

Temos que encher a Igreja de Louvor mais que estes louvor seja belo em todos os sentidos. O Som da Igreja Matriz é um som bom e quando falta harmonia se torna desagradável aos ouvidos dos presentes. 

As vezes os instrumentos estão pra um lado e os que cantam estão pra outros. Sei que muitas pessoas que tem o desejo de cantar e servir na Missa, mas é preciso bom senso. Nem todos os que dizem que cantam, de fato cantam. Lembrando que as Missas de Domingo são transmitas pela rádio e pela internet e que precisa de certa qualidade.

Ainda não vi ninguém fazer este tipo comentário nas redes sociais, mas a gente que está assembleia percebe as pessoas comentando e com certa indisposição para acompanhar os cânticos.

Há Missas que fico com dor de cabeça de tanto barulho dos cânticos que além de desafinados e mal tocados é muito e arrastado como se fosse Missa para defunto. Não me levem a mal, mas é isso e se alguém discorda, sinto muito.

Vamos pensar um pouco sobre isso. Tenho certeza que se forem sinceros irão concordar comigo.

E mais, porque que a beleza musical na igreja só ocorre em datas especiais, como termino de curso ou outros momentos importantes? É um caso a se pensar.

Penso que em todas as missas deveria ser feito o melhor, seja na música liturgia como em todos os momentos da Missa. Isso, além de ser agradável e espiritual, atrai pessoas para Deus.

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...