sábado, 4 de janeiro de 2014

SEU VOTO ESTÁ NA MIRA DOS PREDADORES

Professor Valdeni Cruz

Entre as idas e vindas do dia-a-dia ouvimos aqui e ali se percebe discussões sobre a política. Incrível que nunca é uma discussão do que de fato seja ou para que sirva a política, mas o que se escuta é aquele velho falatório sobre a proximidade das eleições de 2014. É impressionante como nada muda, ou quase nada muda, exceto uma mente aqui e ali que pensa a política como ela deve de fato ser. Mas estes são silenciados pelos que defende um tipo de política mesquinha. O assunto agora é quem vai ser apoiado pelo fulano e pelo sicrano. O fulano tem tantos votos e pode vender ou oferecer ao deputado tal ou ao outro tal por tanto. O que está em jogo mais uma vez é o pobre eleitor que está lá no seu anonimato e não sabe o que está acontecendo, mas que alguém já está fazendo a contagem e colocando o seu voto e valor do seu voto na conta.

Nesse período já começa as benditas reuniões para decidir qual deputado dever ser apoiado por esta ou por aquela força política. E, diga-se de passagem, pessoas que você nunca ouviu falar pode estar sendo cogitado para conquistar ou ganhar a eleição pela força de uns trocados e pela falta de critério e formação política e em outros casos, vergonha cara.

Em anos anteriores soube que o voto de um senador, deputado federal, ou estadual, pode ser avaliado em torno de 100,00. Portanto, aquele que tem certo prestígio, certo domínio, certa liderança, pode negociar seu voto com os entes políticos. Depois saem por ai pedindo os votos e, como sempre, o povo vendo seu voto. Uns por 100,00 outros por uma consulta, uma viagem pra Fortaleza, ou pneu de bicicleta ou de moto, ou de carro, ou ainda cimento, telha... Ele já tem certa certeza de que o povo vende o voto, e por saberem disso, investem muito dinheiro na compra. Depois de ter comprado você e sua consciência eles vão embora defender o interesse dos grandes e as pessoas mais uma vez continuam a minguar a miséria. Na realidade o político que vendo o voto do povo fica com a maior parte e, portanto, enriquece em nome de miséria e da falta de conhecimento de um povo que continua amarrado mentalmente ignorante.

Sinceramente sinto-me envergonhado de fazer parte um país onde à política é tratada como negócio, nos quintais, à surdina da noite, nos lugares mais distantes de onde deveria ser seu lugar ideal que é nas praças, nas escolas, nos centros sociais de forma a esclarecer as pessoas o que fato é a política. Aqui no Brasil a política é o lugar da barganha, do roubo, da falta de caráter e da ganância.


Infelizmente ainda vamos pagar um alto preço até que alguma coisa mude porque enquanto tudo funciona como antes. 

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...