quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

MINHA AVALIAÇÃO SOBRE O PRIMEIRO ANO DE GESTÃO DE DR. IVONEIDE - PREFEITA

Professor Valdeni Cruz

Gostaria de fazer aqui um comentário breve sobre a Nova Gestão de Pentecoste. Muitos dizem não ter visto nada sendo feito durante o ano de 2013. Pensando honestamente comigo, será que não foi feito nada? Não seria um juízo de valor muito pesado e injusto sobre assunto? Ouvi aqui críticas sobre o Réveillon de ontem. Mas me lembro muito bem que quando foi pra realizar o carnaval, com 4 dias de festas todos criticaram muito a Prefeita por causa dos valores pagos durante o Carnaval por causa da seca, e agora o povo critica porque ela não gastou fortuna com uma banda de responsa como diz o pessoal. Não estaríamos sendo incoerentes? Não estaríamos nós julgando a Prefeita simplesmente pelo fato de queremos algum salvador da Pátria que não existe?  Quando se fala de construções de escolas, não é necessário, visto que o gestor antigo deixou todas ou quase todas em boas condições. Há claros, inúmeros problemas, como por exemplo, as nossas ruas que estão quase todas esburacadas e um monte de outras coisas ligadas a infraestrutura, mas creio que isto esteja sendo pensada para este e os próximos anos. Precisamos continuar acreditando que as coisas irão melhorar.

Alguns dizem que a Prefeita está fechada no seu próprio mundo, não sabe se articular politicamente e muitas outras coisas que se escuta por ai. Esse tipo de comentário não seria somente porque a senhora Prefeita está tentando criar o grupo dela, como fazem todos. Poderíamos julgar somente por isso? Alguns por não serem beneficiados em continuarem nas tetas da prefeitura, como foi à vida toda, sentem-se injustiçados. Ao comentário destes não é bom se prender, pois os mesmos querem continuar como sempre: enriquecendo sem nada fazer. Quando estes são tirados do peitinho, das tetas, ai a revolta é completa. É só prestar atenção e você concordará comigo.

Mas há críticas que considero justa. Uma delas é quanto a questão das demissões que houve durante o ano de 2013. E critico não pelo fato das demissões, mas pela falta de respeito para com os servidores, pois se dizia que não tinha como pagar estes funcionários e em menos de um mês todos estavam voltando. Há ainda outros fatos negativos, como é o caso de não haver aumento para aos servidores, que no caso, já são oito anos sem aumento.

Mas tenho que dizer que durante o ano passado vi a Senhora Prefeita querendo colocar ordem na casa. Saber quem são os profissionais desse município que muitas vezes não se sabe quem são, onde estão, como estão e o que de fato fazem. Mas a verdade é que o povo não está contente e, portanto, tem feito duras críticas a atuação da prefeita dizendo não saber o que ela tem feito.

Particularmente acredito que estas dificuldades devam-se ao primeiro ano de gestão, que mesmo tendo recebido o município numa condição mais ou menos favorável, é sempre difícil gerir um município grande como o nosso. Como não tem grandes volumes de recursos próprios, está sempre a mercê do Governo Federal. Mas isso não significa ficar parado vendo o tempo passar sem nada fazer, que não creio que seja o caso, pois se escuta que há muitos recursos a serem liberados para obras no futuro.

Um fato importante que precisa ser citado é quanto à realização do Concurso Público, que deveria ter saído até o fim de 2013 e não saiu. Espera-se que aconteça logo nestes primeiro meses do ano.

Preciso ainda fazer um destaque quanto a disposição da Senhora Prefeita para o diálogo. O sindsep, por exemplo tem mantido uma mesa de negociação permanente. Durante o ano de 2013 a Prefeita esteve aberta a conversa com as diversas realidades da sociedade como as associações, vereadores, trabalhadores, estudantes para tentar fazer um governo mais participativo. Isso deve ser visto com bons olhos.

Durante o ano de 2013 aconteceram mudanças na educação, como por exemplo, a implantação de 1/3 de planejamento, onde o mesmo causou alguns prejuízos quanto à organização, mas que era preciso que acontecesse, pois do contrário o transtorno seria agora neste começo de ano. E já agora no final do ano, houve mais uma baixa para a Senhora Prefeita, que não é culpa dela, pois como disse o Dr. Valdecy, é uma herança maldita que ela herdou da gestão anterior, que por arrogância não fez o que tinha que ser feito, que foi a causa do salário mínimo que estava na justiça há sete anos e agora saiu. É um momento difícil, precisa mexer em toda estrutura de pessoal e com certeza algumas insatisfações serão geradas. Mas isso se deve a irresponsabilidade daqueles que agem como imperadores achando que podem tudo e no fim acabam prejudicando a todos.

Portanto, sejamos justos ao fazermos julgamentos. Não levemos nunca pro lado pessoal. Que nossas análises sejam feita sempre de forma abrangente para não sermos levados a erros.

Esperamos que neste ano 2014 nossos munícipes possam respirar melhores ares. Que nossas  mídias tenham o prazer de divulgar muitas coisas boas e positivas para todos.

Que 2014 sejam o ano de muitas realizações pra todos nós que residimos esta linda cidade.

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...