terça-feira, 13 de julho de 2010

Inibição em offline

Assim como pode levar novas opções de sociabilidade aos tímidos, a web pode também piorar quadros de inibição
São vários os sintomas que podem identificar a timidez. Mas os tímidos não se deixam vencer por esse problema e a internet pode ser um ótimo aliado nessa batalha.
Ao menor sinal de acanhamento, as bochechas do rosto pálido imediatamente ficam vermelhas. O sorriso procura disfarçar o que mais se tenta esconder: a timidez. Logo, alguém diz em voz alta: "Ficou com vergonha!". E o pior acontece: todos olham em sua direção! Se você já viveu uma situação assim, sabe como a jornalista Lindalva Montezuma, 28, se sente. "Convivo com essa ´algema´ desde novinha", lembra. Com o passar dos anos e com o exercício da profissão, a timidez foi diminuindo. Mas Lindalva ainda sofre em algumas ocasiões. Falar em público, então, é um tormento para a jornalista. "Não gosto de ser o centro das atenções. Tenho a impressão de que está todo mundo criticando minha postura", revela. Assim como Lindalva, muitos tímidos assumidos precisam encarar situações de exposição todos os dias. A saída é combater de frente as causas da inibição.
Profissionalismo

Com o tempo, fica mais fácil. É o que garante o também jornalista Geraldo Oliveira. Com 30 anos de rádio, a desenvoltura tranquila à frente do microfone não deixa revelar a timidez. Mas no começo não era bem assim. "Na primeira vez que fui ao ar, tremia que nem ´vara verde´ ", recorda. A escolha do curso de comunicação impressionou familiares e amigos. No entanto, a paixão pelo rádio, que o acompanha desde menino, falou mais alto. "Não me imagino fazendo outra coisa", ressalta.
Internet

A web tem ajudado, e muito, a aumentar o ciclo social de pessoas mais inibidas. Desde os tempos do "oi, q tc?" das salas de chat e do mIRC, lá pelos idos de 1996 - lembra? - as conversas intermediadas por um monitor diminuem os sintomas característicos da timidez, como a tensão e a ansiedade. As chances de sofrer uma rejeição, ou ser ridicularizado, são reduzidas quando a abordagem é feita na internet.
No entanto, para a estudante de jornalismo Juliana Rocha, quanto mais tempo se passa na frente do computador, mais é provável que acreditem que ali é o lugar certo para encontrar novas amizades, ou mesmo um novo amor, o que pode não ser um bom sinal.
"As chances de desenvolver um relacionamento sério dessa maneira são, na verdade, bastante pequenas", acredita Juliana. Atualmente, há casos de pessoas que só conseguem interagir por meio de uma tela de computador. É o que indica o Instituto de Pesquisa da Timidez, da Universidade Southeast, de Indiana, Estados Unidos. Segundo o estudo, a expansão da tecnologia pode estar diretamente relacionada ao aumento do número de pessoas tímidas. Os dados apontam para um número de 45% de pessoas tímidas, apenas nos Estados Unidos.
A tecnologia pode ajudar a superar a inibição, mas também, em exagero, pode até piorar o quadro. Em alguns casos, o apoio de um profissional pode ser necessária. No Ceará, a Universidade de Fortaleza (Unifor) conta com o Serviço de Psicologia Aplicada do Núcleo de Atenção Médico Integrado (NAMI). O NAMI fica localizado ao lado da Unifor, na rua Desembargador Floriano Benevides, Nº 221. Bairro Edson Queiroz. Informações sobre os dias e horários dos atendimentos por meio do telefone (85) 3477-3644.

Fonte: Diário do Nordeste. 



Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...